Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa | Unidades de Paisagem

G3

Designação da unidade:
G3 | Pastagens da Encosta da Serra Branca
Concelhos:
Santa Cruz da Graciosa
Principais povoados:
Fajã | Esperança Velha
Área aproximada:
7 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Trata-se de uma encosta virada ao mar, ocupada predominantemente por pastagens bastante amplas, compartimentadas por muros de pedra seca, que se prolongam até ao limite da falésia, alta, para onde confluem linhas de água que aqui dão origem a grotas, mais ou menos bem revestidas de vegetação. Na encosta superior, onde o declive é mais acentuado, dominam os matos. Nas arribas viradas para o mar encontra-se alguma vegetação endémica, mas nas zonas de maior inclinação predomina a rocha nua, esbranquiçada, especialmente impressiva na Ponta Branca. [+]

Nesta unidade, a paisagem tem uma forte relação com o mar, embora com um notável desnível expresso nas altas arribas que são morada de aves marinhas; daí uma certa sensação de isolamento relativamente ao resto da ilha.

Escassamente povoada, esta unidade conta apenas com a presença de algumas casas dispersas e dois pequenos aglomerados - Fajã e Esperança Velha.

Elementos Singulares

A Baía do Filipe [ESG5] é a zona mais abrigada da ilha, enquadrada por arribas de um dos lados e rochedos baixos do outro, onde se encontram algumas vinhas abandonadas e um pequeno núcleo de habitações atualmente desocupadas. É notável a densidade do coberto vegetal natural da encosta de declive suave que confina com o oceano. Essa relação privilegiada com o mar tem despertado o interesse pela sua utilização como zona de veraneio, sendo já considerada como um importante centro de mergulho.

Pontos Panorâmicos

A partir de um dos pontos mais altos da estrada regional que passa na Serra Branca, observa-se uma interessante panorâmica sobre a Ponta Branca, Baías do Filipe e da Folga e freguesia da Luz, no vale, com a Caldeira ao fundo, destacando-se a beleza das altas arribas [PPG 3.1]. [+]

Também da Serra Branca [PPG 3.2], pode observar-se uma panorâmica sobre a costa sudoeste da ilha, na direção da Esperança Velha e do Pico das Terças, quase no extremo ocidental da Graciosa, podendo ver-se no horizonte, a sul, a silhueta da ilha de São Jorge com o Pico por detrás.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Exposta a sudoeste e a sul, numa das zonas mais altas da ilha, esta unidade de paisagem mostra uma presença humana relativamente fraca e estável, apresentando um bom coberto vegetal, nomeadamente nas áreas com declives muito pronunciados, sobretudo na periferia costeira. Há sinais de forte erosão, pelo que é importante assegurar o revestimento permanente do solo com vegetação, para contrariar tais processos erosivos. Nas arribas litorais a erosão costeira também se faz sentir com intensidade. [+]

A Baía do Filipe [ESG5] merece ser objeto de um conjunto de normas de ordenamento e de edificabilidade, para que a construção de novas habitações de férias e a tendência para recuperar casas já existentes seja feita regradamente e sem destruir o carácter e a tradicional harmonia daquela zona.