Ordenamento do Território dos Açores

Este conteúdo é dedicado à avaliação e monitorização do ordenamento do território dos Açores, bem como aos diversos usos e atividades realizados, com particular ênfase na área de intervenção dos planos especiais de ordenamento do território, através, por exemplo, de Bases de Dados Geográficas e que servem de apoio à referida monitorização. A disponibilização da informação de carácter estratégico, técnico e científico relevante para o acompanhamento e avaliação periódica do sistema de gestão territorial da Região é uma das diversas competências da Divisão de Ordenamento do Território da Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos. [+]

Monitorização do Território

Geral

RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO E MONITORIZAÇÃO

Este item é dedicado aos relatórios de avaliação dos Instrumentos de Gestão Territorial em vigor na Região, nomeadamente aqueles cuja responsabilidade de elaboração pertence ao departamento do Governo Regional competente em matéria de ordenamento do território, e que pretendem promover a permanente avaliação da adequação e concretização da disciplina consagrada nos mesmos. Para além disso, é também disponibilizada informação relativa aos relatórios sobre o estado do ordenamento do território e, ainda, outros relatórios, como sejam os relatórios sobre o estado do ambiente, cuja responsabilidade pertence ao departamento do Governo Regional competente em matéria de ambiente.

INDICADORES

Neste item é possível consultar informação relativa a indicadores que servem de suporte à avaliação e monitorização do território açoriano. Neste momento, apenas se encontra disponível para consulta o Manual de Indicadores para a Monitorização do Ordenamento do Território da Região Autónoma dos Açores, elaborado em 2011 pela então Direção Regional do Ambiente.

BASE DE DADOS GEOGRÁFICAS

Este item é dedicado à espacialização de diversos usos e atividades na Região Autónoma dos Açores, através de bases de dados georreferenciadas para diversos domínios, como o litoral, as lagoas e a vinha da ilha do Pico. A pesquisa pode ser efetuada através do mapa interativo ou então através da listagem com a indicação das diferentes Bases de Dados Geográficas.

DADOS ESTATÍSTICOS

Este item pretende disponibilizar dados estatísticos extraídos das bases de dados georreferenciadas para domínios como o litoral, as lagoas e a vinha da ilha do Pico, e que dizem respeito aos usos e atividades que ocorrem na área de intervenção dos Planos de Ordenamento de Bacias Hidrográficas de Lagoas, dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira e do Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico.