Ordenamento do Território dos Açores

Este conteúdo é dedicado aos trabalhos desenvolvidos acerca de riscos naturais com implicações ao nível do planeamento e ordenamento do território. A informação técnica aqui disponibilizada tem como objetivos acautelar a exposição e vulnerabilidade do território a riscos naturais como os movimentos de vertente, as emanações gasosas permanentes, as cheias e inundações e os galgamentos e inundações costeiras.

[+]

Riscos Naturais

Geral

Cartografia

Este item permite realizar a consulta de cada um dos riscos naturais cartografados em cada uma das ilhas da Região Autónoma dos Açores, bem como da respetiva metodologia: Movimentos de vertente, Emanações gasosas permanentes, Cheias e inundações e Galgamentos e inundações costeiras.
Tanto os Movimentos de vertente como os Galgamentos e inundações costeiras estão cartografados para todas as ilhas da Região, enquanto as Emanações gasosas permanentes e as Cheias e inundações apenas o estão para os locais onde é conhecida a sua ocorrência. Destaque, ainda, para o facto da delimitação dos Galgamentos e inundações costeiras corresponderem às zonas ameaçadas pelo mar, também delimitadas à escala de ilha, e cujos critérios assentaram nos run-up estabelecidos por Borges [2003] para os Açores e extrapolados para eventos extremos recentes, tempestade do século e eventos de natureza tsunamigénica, apresentando, por isso, uma delimitação indicativa.
A pesquisa pode ser efetuada através do mapa interativo, obtendo-se a listagem da cartografia aplicável a cada ilha tendo em conta os riscos naturais identificados, bem como por tipo de risco natural.

Monitorização [em desenvolvimento]

Este item permite disponibilizar informação relativa ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido acerca de implementação de redes de monitorização, cujo objetivo é o acompanhamento de situações de risco conhecido para pessoas e bens, que resultaram da ocupação humana em áreas de elevada sensibilidade e fragilidade, em correspondência com o padrão de ocupação do território conjugado com a geomorfologia em presença.