Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Faial

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Faial | Unidades de Paisagem

F8

Designação da unidade:
F8 | Vale de Flamengos
Concelhos:
Horta
Principais povoados:
Flamengos
Área aproximada:
5 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade, no sopé da encosta leste da Caldeira, está separada da Horta por pequenas elevações, como o Monte Carneiro. Sendo um vale aberto e de relevo suave, abrigado dos ventos e com boas disponibilidades de água [aqui se encontra um dos melhores aquíferos da ilha], possui uma intensa utilização agrícola, especialmente de hortícolas e frutícolas, com antigas quintas compartimentadas por sebes altas. É uma paisagem intensamente humanizada, fruto de uma atividade contínua ao longo de séculos, que teve na época da exportação da laranja [século XIX] um dos seus períodos de maior desenvolvimento. [+]

A zona central desta unidade é aplanada, limitada e protegida a norte pela Lomba que vai terminar na Ponta da Espalamaca e, a sul, por alguns cabeços vulcânicos com vertentes muito inclinadas e revestidos por matos densos. É aqui que se integra o Jardim Botânico do Faial, dedicado à flora endémica do Arquipélago. É também aqui que se encontra a Quinta de São Lourenço, que inclui uma cratera revestida com vegetação nativa e exótica. Para poente o vale tem continuidade visual para a vertente da Caldeira. O povoamento, que assume nesta unidade um carácter de relativa interioridade [não se vê o Canal e nem sempre se vê o Pico], distribui-se de forma dispersa, embora com elevada densidade de construções.

Pontos Panorâmicos

Do cume do Monte Carneiro [PPF 8.1] tem-se uma panorâmica excecional sobre a Horta, o Canal e o Pico, podendo também observar-se quase todo o Vale de Flamengos e a encosta leste da Caldeira. [+]

Outro interessante panorama sobre a freguesia dos Flamengos e suas terras de cultivo pode obter-se a partir da estrada que liga a Horta à Caldeira, de qualquer ponto entre Atafoneiro e Largo Jaime Melo. Esta mesma panorâmica, mais alargada, pode ser vista de pontos mais altos da estrada que continua para a Caldeira.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

A impressão dominante nesta unidade é a de uma paisagem ordenada, calma, com um padrão muito diverso de campos, sebes, quintas, caminhos e estradas. É uma paisagem fresca, com mudanças importantes ao longo do ano, aberta, com vistas interessantes para montante [encosta da Caldeira] e para jusante [Pico]. [+]

A diversidade e coerência de usos relativamente à aptidão do território têm vindo a ser explorados de forma sustentável por muitas gerações de agricultores.

Na cratera da Quinta de São Lourenço existia, há poucos anos, um importante núcleo de vegetação natural que tem sido gradualmente dominado por espécies exóticas e que se encontra relativamente abandonado. O seu valor deverá ser considerado no sentido de manter a biodiversidade e complementar o Jardim Botânico que se encontra junto.

A gestão futura desta unidade deverá zelar pela conservação e valorização dos testemunhos da cultura secular e estar atenta à dispersão de novas construções. Os cuidados a ter com a vegetação das margens das ribeiras e das zonas mais declivosas criarão condições para uma maior rentabilidade produtiva atual e sua futura sustentabilidade.