Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Pico

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Pico | Unidades de Paisagem

P4

Designação da unidade:
P4 | Encosta Sul
Concelhos:
Madalena, Lajes do Pico
Principais povoados:
São Mateus | São Caetano | Terra do Pão | São João | Silveira
Área aproximada:
52 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade de paisagem é essencialmente constituída pela encosta sul da Montanha do Pico e pela sua faixa costeira. Esta última, bastante aplanada, é ocupada por áreas agrícolas compartimentadas por muretes de pedra seca, onde ainda há vinha em currais que se encontra integrada na Área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha de São Mateus/São Caetano, que integra o Parque Natural da Ilha do Pico. O povoamento encontra-se nesta faixa ao longo da estrada litoral e é pouco denso e descontínuo. Por seu turno, a encosta é muito inclinada, pedregosa e com alguns dos areeiros do Pico, dominada por matas e matos naturais, embora também surjam algumas manchas de pastagem. É nesta unidade de paisagem que surgem algumas das ribeiras mais profundas e torrenciais da ilha.  [+]

Na Área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha de São Mateus/São Caetano existem algumas zonas de vinha preservada, e nas zonas de vinha abandonada encontram-se importantes manchas de vegetação Laurissilva característica de zonas de menor altitude, referindo-se a presença do louro [Laurus azorica], da faia [Morella faya], da urze [Erica azorica] e de diversas herbáceas endémicas e prados costeiros naturais. A faixa costeira do Mistério de São João também se encontra protegida, classificada como Área Protegida de Gestão de Habitats ou Espécies no Parque Natural da Ilha do Pico, devido aos valores naturais presentes, embora se encontre muito próximo o aterro sanitário. 

Esta é uma das zonas da ilha onde se verificaram maior número de erupções em tempos históricos, atestadas pela presença dos mistérios de São João e da Silveira. As zonas de escoadas lávicas encontram-se atualmente densamente arborizadas, principalmente com pinheiros, plantados para promover a formação de solo e a utilização de áreas até então improdutivas. O parque florestal localizado no Mistério de São João alia as funções típicas da floresta a funções pedagógicas e de recreio das populações, à semelhança dos diversos parques florestais que ocorrem nesta e nas outras ilhas. 

Em toda esta unidade sente-se a forte presença da montanha, um enorme “peso” sobre toda a encosta, bem como do mar infinito sem qualquer ilha à vista.

Elementos Singulares

A Montanha do Pico [ESP3] constitui sempre uma presença visual majestosa quando observada da orla costeira ou de alguns pontos da estrada litoral, nomeadamente dos pontos panorâmicos abaixo referidos. [+]

Também esta unidade de paisagem é abrangida pela Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico [ESP1 – Paisagem da Cultura da Vinha], classificada parcialmente pela UNESCO em 2004 como Património da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural. A justificação para a classificação desta paisagem – que ocupa uma área total de 987 hectares, envolvida por uma zona tampão de 1.924 hectares – relaciona-se com o facto de esta refletir a singularidade de uma cultura vinícola ancestral desenvolvida pelas comunidades locais como resposta a um ambiente hostil, envolvendo trabalho braçal, e que resulta numa grandiosa paisagem de especial beleza, constituída por um intrincado e complexo conjunto de muros e outras estruturas construídas [como adegas e cisternas para a rega], perfeitamente adaptado à cultura em questão e às condições edafo-climáticas locais. 

A presente unidade de paisagem integra uma área identificada como zona tampão da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico classificada, pela UNESCO - São Caetano - onde o estado de conservação do património arquitetónico foi considerado bom, embora com alguns novos elementos construídos que conferiram algumas dissonâncias na paisagem, uma vez que nas intervenções não foram tidos em conta os padrões construtivos tradicionais.

Pontos Panorâmicos

São Mateus [PPP 4.1], São João [PPP 4.2] ou Silveira [PPP 4.3], onde se sente bem, pela maior proximidade, a impressiva montanha, bem como a grandiosidade das suas encostas.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma unidade de paisagem bastante mais humanizada junto à costa, com um povoamento não muito denso, onde se verifica um equilíbrio entre as habitações e as áreas agrícolas envolventes, que integram vinhas e pomares. Salientam-se as fortes limitações a um uso produtivo direto nesta faixa agrícola estreita, encaixada entre as encostas abruptas e o mar, sem possibilidades reais de expansão.  [+]

Os muito acentuados declives das encostas da montanha devem ser motivo da maior atenção devido aos riscos de erosão, pelo que as matas e os matos aqui dominantes e que protegem o solo, deverão ser conservados [ou substituídos no caso das extensas áreas ocupadas pelo incenso]. É também importante assegurar um conveniente revestimento vegetal ao longo das principais linhas de água encaixadas e de regime torrencial.