Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Pico

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Pico | Unidades de Paisagem

P6

Designação da unidade:
P6 | Lajes
Concelhos:
Lajes do Pico
Principais povoados:
Lajes do Pico
Área aproximada:
13 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade, de encostas orientadas a oeste e a sul e com declives suaves a acentuados, está compreendida entre a zona planáltica central da ilha e a beira-mar. Inclui o que resta do vulcão em escudo do Topo, a primeira grande estrutura vulcânica surgida nesta ilha e uma das suas maiores altitudes, cuja origem é anterior à Montanha do Pico. Na beira-mar destaca-se a presença de uma plataforma rochosa baixa, com características singulares ao nível do Arquipélago, e que alberga uma diversidade de flora e fauna costeira, dependente de condições muito particulares em termos de salinidade das águas e de nutrientes para a sua sobrevivência. Sublinhe-se que se encontram aqui mais de 50% da área de prados salgados dos Açores, o que justificou a sua classificação como área protegida integrada no Parque Natural da Ilha do Pico. Esta zona funciona também como um importante local de nidificação e refúgio para aves residentes e migratórias, especialmente marinhas. [Ávila et al., 2000]  [+]

Trata-se de uma pequena unidade de paisagem que integra a vila baleeira das Lajes do Pico, primeiro povoado com estatuto de vila da ilha. Esta vila localiza-se numa plataforma basáltica do litoral, na base de uma escarpa com mais de 200 metros de altura, e é envolvida por áreas agrícolas, intercaladas com pastagens, compartimentadas com muretes de pedra seca, quase socalcos quando o declive o exige. A nordeste da vila encontra-se uma escarpa revestida com mato alto, seguindo-se superiormente uma encosta suave com pastagens, por vezes com parcelas de milho ou outras culturas, em cerrados limitados por sebes vivas, e árvores dispersas. 

A vila das Lajes possui alguns elementos arquitetónicos de interesse, que têm vindo a ser gradualmente recuperados, nomeadamente várias construções que testemunham o forte impacte que a caça à baleia e a sua transformação industrial exerceram naquela vila. O Museu dos Baleeiros existente pretende exatamente preservar esse passado ainda recente.

Pontos Panorâmicos

Pode ser observada da zona portuária das Lajes [PPP 6.1] uma panorâmica interessante para ocidente, abrangendo quase todo o litoral desde esta vila até à Ponta de São Mateus, vendo-se a montanha do Pico sob uma perspetiva bem diferente da obtida na vila da Madalena.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

É uma paisagem com zonas muito interessantes e de grande valia ecológica. Destaca-se a presença da vila das Lajes com uma clara identidade que lhe advém de séculos de história, incluindo a concentração da atividade baleeira de que ainda restam fortes testemunhos, em parte preservados no Museu dos Baleeiros.  [+]

Nesta unidade são bem evidentes os sinais da intensa humanização, quer quanto à edificação, quer nas terras de cultivo, nas pastagens e nas matas ali existentes, com exceção dos matos altos onde o declive não permitiu outra utilização. É uma unidade de paisagem harmoniosa e ordenada nos seus diferentes usos, aberta e com estreitas relações funcionais e visuais com o mar, transmitindo calma e, mesmo, a impressão de alguma estagnação no tempo. 

Rica em espécies florísticas e faunísticas, a gestão desta unidade deverá considerar a conservação deste património, que já foi objeto de uma proposta para a constituição de um parque natural regional [Ávila et al., 2000] e que atualmente se encontra classificada como Área Protegida para Gestão de Habitats ou Espécies [parte terrestre] e Área Protegida para a Gestão de Recursos [parte marinha], acumulando simultaneamente as classificações de Zona de Proteção Especial [ZPE] para a preservação de aves, e Zona Especial de Conservação [ZEC] para a proteção de habitats e espécies [Rede Natura 2000].