Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria | Unidades de Paisagem

SMA7

Designação da unidade:
SMA7 | Baía de São Lourenço
Concelhos:
Vila do Porto
Principais povoados:
São Lourenço
Área aproximada:
0,7 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade de paisagem corresponde a parte de uma extensa caldeira já muito erodida, representada por uma arriba litoral de grande altura e acentuados declives, que vai progressivamente diminuindo à medida que se aproxima o nível do mar, criando como que uma pequena plataforma onde se implantaram, linearmente, construções ao longo da estrada que se estende entre as vinhas e a praia. As zonas de declive mais abrupto são revestidas por vegetação natural, enquanto as encostas com um declive elevado mas acessíveis foram trabalhadas por meio da armação do terreno em socalcos, delimitados por uma intricada teia de muros de pedra seca de basalto. [+]

Ressalta nesta unidade uma forte inter-relação Homem-Natureza, dada a grandeza da encosta em anfiteatro, a que se acrescentaram as inteligentes estruturas ali construídas para a produção do vinho de qualidade e de outros produtos agrícolas, bem como a ótima zona balnear constituída por uma praia de areia clara e por uma piscina de água salgada. Nesta unidade existe um centro de veraneio com longa tradição na ilha, onde algumas famílias marienses, geralmente proprietárias de casas e vinhas, se instalam para usufruir da qualidade da zona balnear e da tranquilidade do lugar.

O carácter desta unidade é muito marcado pela presença das vinhas em pequenos quartéis e socalcos, acessíveis por estreitos caminhos e escadarias ao longo da íngreme encosta. Estas vinhas encontram-se atualmente em progressivo abandono por razões económicas e falta de mão-de-obra. As estruturas construídas associadas a esta unidade de paisagem constituem-se como um notável património da arquitetura de produção desta ilha [significativo à escala do Arquipélago], podendo-se estabelecer um paralelo com a paisagem da Madeira, sendo que os vinhos aqui produzidos em tempos históricos terão sido comparados aos daquela ilha.

Elementos Singulares

O Ilhéu de São Lourenço [ESSMA4] é relativamente alto, mas de reduzida área muito próximo da costa, sendo bem visível do miradouro junto à estrada. Este ilhéu encontra-se revestido com diversas espécies autóctones arbustivas e herbáceas. Tem uma furna onde existiam estalactites amplamente descritas por Gaspar Frutuoso. Junto a este ilhéu era possível o abrigo de navios, mas o acesso era restrito aos seus proprietários. Mais recentemente passou a ser visitado pelos utentes da zona balnear, pelo que deverá ser dada uma maior atenção à necessária preservação do património natural existente.

Pontos Panorâmicos

As fotografias tiradas do miradouro do Espigão [PPSMA 7.1] a sul desta unidade, para a baía e encosta com socalcos, são um dos principais e mais conhecidos motivos para os postais ilustrados de Santa Maria. Deste miradouro pode observar-se, também, num outro ângulo, o Ilhéu de São Lourenço [ou do Romeiro].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma unidade de grande beleza paisagística, transmitindo um conjunto de sensações que muito se relacionam com a admiração pelo esforço e trabalho que pressupôs a sua construção ao longo do tempo. [+]

Uma vez que a componente humana já se encontra um pouco degradada, justifica-se a definição de mecanismos que incentivem a recuperação e manutenção dos elementos construídos associados à produção vitivinícola de qualidade. Deverão ser potenciadas as excelentes características balneares, vocacionando-as para o turismo e animação cultural, integrando as diversas componentes da paisagem, o que implica uma intervenção exemplar ao nível do planeamento e do projeto. Tal intervenção deverá constituir-se como demonstrativa e de grande qualidade para outras situações no Arquipélago, uma vez que se trata do ex-libris de Santa Maria, símbolo merecido da ilha e reconhecida como uma das melhores imagens de promoção turística dos Açores.