Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Corvo

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Corvo | Unidades de Paisagem

C3

Designação da unidade:
C3 | Encosta Oriental
Concelhos:
Corvo
Principais povoados:
-
Área aproximada:
8 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Unidade constituída essencialmente pelos campos de pastagem da ilha que se organizam numa encosta relativamente pronunciada orientada a leste e a sul. Trata-se de uma paisagem aberta, onde praticamente não existem árvores, compartimentada por muros de pedra seca ou por sebes de hortênsias e pontuada frequentemente por pequenas construções de apoio à atividade pecuária, os denominados palheiros. Toda a encosta é sulcada por linhas de água temporárias, algumas delas formando grotas, as mais fundas das quais preservam matos que, pelo seu verde-escuro, contrastam com o verde mais fresco e luminoso das pastagens. Surgem também manchas de matos noutras situações em que a rocha aflora na encosta. [+]

Na vertente superior do cone vulcânico, em área declivosa, surgem zonas alagadiças, evidenciadas pela presença de vegetação característica de zonas húmidas. As pastagens iniciam-se apenas quando a pendente se aligeira e prolongam-se até ao cume da falésia, menos alta que na encosta norte e oeste. Na base da encosta, tirando partido de solos com maior fertilidade, existem algumas parcelas agrícolas que, juntamente com as que existem na proximidade de Vila Nova do Corvo, asseguram uma parte da subsistência da população corvina. No sector sul da unidade, onde a encosta é mais uniforme, a sua parte superior corresponde a pastagens não compartimentadas, em sistema de baldio, distinguindo-se da restante encosta pela sua textura mais regular, correspondendo a um cabeço liso, alto e arredondado.

A unidade é atravessada pela estrada que liga a Vila do Corvo [C4] ao Caldeirão [C2], no sentido norte-sul, de onde se tem uma intensa relação visual com as Flores, a sul, o que alivia a sensação de isolamento, quase sempre presente no Corvo. Na base da encosta, dois caminhos rurais adoçados ao relevo conduzem às parcelas agrícolas e marcam presença na paisagem.

Pontos Panorâmicos

Da estrada que liga a Vila do Corvo [C4] ao Caldeirão [C2], obtém-se uma ampla perspetiva sobre a encosta oriental da ilha e, em especial no sentido sul, uma constante relação visual com as Flores [PPC 3.1].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

A paisagem desta unidade corresponde a um equilíbrio entre a área de pastagens que aqui se concentra e a população que habita a ilha. Uma parece condicionar a outra, o que leva a crer tratar-se de uma paisagem estável, apesar de, nalguns locais com declives mais acentuados, a presença de pastagens induzir à intensificação dos processos erosivos. [+]

É importante compreender que a paisagem atual resultou da intensa transformação que se seguiu ao povoamento, no século XVI, de que resultou a progressiva destruição da vegetação natural para dar lugar a culturas agrícolas e, mais recentemente, a pastagens.

Esta paisagem transmite uma sensação de ordem e graciosidade devido à escala espacial e ao cuidado e esmero com que estão cuidados os campos. Por esta razão, em condições climatéricas amenas, a cor, a luz e as texturas presentes assumem expressões extremamente agradáveis. Apesar de estar patente uma expressiva atuação humana, não é fácil abstrair da sensação de isolamento e de espaço confinado, ao verificar-se que esta é a única encosta cultivada de toda a ilha.