Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Flores

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Flores | Unidades de Paisagem

FL6

Designação da unidade:
FL6 | Encosta do Lajedo/ Mosteiro
Concelhos:
Lajes das Flores
Principais povoados:
Lajedo | Mosteiro
Área aproximada:
9 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade de paisagem, localizada a sudoeste da ilha, caracteriza-se pela existência de uma costa alta e muito recortada, com numerosos pequenos ilhéus, dos quais se pode destacar, pela sua forma e proximidade, o Ilhéu do Cartário [ESFL5].Grande parte desta costa encontra-se classificada como Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sul e Sudoeste [Parque Natural da Ilha dos Flores], possuindo uma grande diversidade de acidentes costeiros como pontas, baías, furnas e cascatas. Entre Mosteiro e Lajedo encontra-se a Rocha dos Bordões, classificada como Monumento Natural Regional que integra o Parque Natural da Ilha das Flores. [+]

Dominam as pastagens, com frequentes intrusões de mato e terras de cultivo na envolvente dos povoados dispersos, todos interiores e implantados em vales. Na envolvente de Lajedo, encontra-se uma considerável área agrícola constituindo um mosaico cultural diversificado, de malha apertada, situação que se repete também junto ao aglomerado da Costa, embora em menor escala. O povoado de Caldeira encontra-se hoje totalmente abandonado, um pouco à semelhança daquilo que já se verificou na Cuada.

Elementos Singulares

Rocha dos Bordões [ESFL4] é uma formação basáltica que patenteia disjunção prismática de grande dimensão e rara beleza, pelo destaque que assume na encosta, contrastando a sua massa rochosa com a densa e rica vegetação envolvente, composta por matos diversificados. Esta formação resultou da solidificação do basalto em altas colunas verticais e foi posta a descoberto pelos processos erosivos posteriores. Aqui encontra-se um dos núcleos mais representativos da Laurissilva desta ilha. [+]

O Ilhéu do Cartário [ESFL5] localiza-se a cerca de 250 metros da costa sudoeste da ilha das Flores e reduz-se a um rochedo escarpado, que é no entanto bastante importante para a nidificação de aves marinhas.

Pontos Panorâmicos

Interessante panorâmica observada no Cruzeiro da Fajãzinha, no início do ramal que vai para esta povoação, com boas perspetivas para sul sobre o litoral de Mosteiro [PPFL 6.1]. [+]

Local na estrada que liga Fajãzinha a Lajes, com excelente vista sobre a impressionante Rocha dos Bordões e um pouco sobre a encosta e o litoral sudoeste da ilha [PPFL 6.2].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta é uma unidade de paisagem com características bem vincadas, presentes nas suas encostas declivosas sobre altas arribas, com consideráveis diferenças de nível, e bastante erodidas pelo mar. [+]

Apesar de se localizar no extremo oposto à principal vila da ilha [Santa Cruz das Flores] e também relativamente distante da sede do concelho [Lajes das Flores], de ser dominada por fortes elementos naturais e com povoações pouco percetíveis a partir da estrada principal, sente-se por todo o lado a considerável ação humana, revelada pelo tratamento pormenorizado e cuidado da paisagem.

Os diferentes usos, mormente pastagens, são adequados ou adaptados às características biofísicas desta unidade, apresentando-se na generalidade a paisagem como ecologicamente equilibrada e sustentável, embora com a permanente ameaça da erosão do solo.

A gestão deverá incidir prioritariamente no controlo da erosão e drenagem das águas pluviais, na cuidada manutenção do coberto vegetal do solo, na preservação do limitado património construído e dos relevantes valores naturais existentes.