Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Faial

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Faial | Unidades de Paisagem

F7

Designação da unidade:
F7 | Encosta Sul da Caldeira – Castelo Branco/ Feteira
Concelhos:
Horta
Principais povoados:
Varadouro | Castelo Branco | Feteira
Área aproximada:
46 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Trata-se de uma unidade ampla, desafogada, constituída pela vertente sul da Caldeira, virada para o oceano, com o qual contacta através de uma costa variando de alta a média altura. A oeste, a presença de arribas altas é uma constante, salientando-se a notável falésia entre Varadouro e a Ponta de Castelo Branco, local de nidificação de cagarros e outras aves marinhas. [+]

A parte superior da encosta é bastante inclinada, percorrida por grotas e revestida por matos e pastagens. A zona mais baixa desta unidade de paisagem, voltada a sul, é aplanada, com povoamento disperso ou linear ao longo das vias de circulação, entre amplas áreas agrícolas intercaladas por pastagens compartimentadas com sebes de hortênsias [Hydrangea macrophylla], a média altitude, e canas [Arundo donax] nas altitudes mais baixas.

Assume especial importância no contexto desta unidade o núcleo termal e balnear do Varadouro, conjunto harmonioso de edifícios por entre a vegetação, com uma dimensão muito agradável e com vista excecional sobre a alta e extensa falésia que se prolonga até ao Morro de Castelo Branco. Ao longo da costa sul encontra-se um povoamento praticamente contínuo que liga os aglomerados da Feteira e Castelo Branco, prolongando-se depois para nascente até aos Flamengos e Horta.

Elementos Singulares

O Morro de Castelo Branco [ESF3] é um pequeno promontório de materiais eruptivos consolidados, constituindo uma imponente costa escarpada, de difícil acesso [atualmente interditado devido à sua perigosidade]. Este morro constitui um dos raros exemplares de domo traquítico construído em ambiente subaéreo no Arquipélago, e apresenta algum interesse florístico, sendo classificado como Zona Especial de Conservação.

Pontos Panorâmicos

O principal miradouro para toda a unidade e outras zonas da ilha é o do Cabeço Gordo [PPF 7.1], cume do enorme cone que é a ilha do Faial. [+]

Observam-se boas panorâmicas a partir da envolvente ao Morro de Castelo Branco [PPF 7.2], tanto sobre o litoral como sobre a encosta; o mesmo se passa a partir do Varadouro, com vistas sobre o troço ocidental da costa e suas arribas, até ao Morro de Castelo Branco.

Uma panorâmica alargada da parte sul desta unidade pode também ser observada do Monte da Guia [PPF 7.3] [ESF4, na unidade de paisagem F9 - Horta].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Tal como na Encosta Norte [F1] e na Vertente Oriental da Caldeira [F3], também esta paisagem, exposta a sul e sudoeste, é fruto da atividade do vulcão da Caldeira, completada pela meteorização milenar e pela intervenção humana de cinco séculos, sobretudo através da agricultura, da construção dos povoados e de vias de comunicação. O aproveitamento agropecuário, com reserva das zonas mais agrestes e íngremes para a produção de madeira e para os matos naturais, corresponde à sua aptidão biofísica, havendo assim coerência de usos e sustentabilidade da paisagem. [+]

As sensações dominantes nesta unidade de paisagem são de amplidão e desafogo de vistas, tendo sempre presente o mar como fundo. As sensações de harmonia, de calma e de suavidade só são quebradas pela presença das escarpas litorais ou do Morro de Castelo Branco.

A gestão desta paisagem deverá valorizar o ordenamento presente que, no essencial, é um bom guia para mudanças que venham a justificar-se por motivos socioeconómicos. Há que ter um cuidado especial com o tratamento das linhas de água de regime torrencial, grotas ou barrancos, e também com a qualidade urbanística e arquitetónica dos aglomerados, designadamente do Varadouro. É também essencial controlar a expansão da edificação dispersa em toda a zona de encosta inferior da unidade.