Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Faial

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Faial | Unidades de Paisagem

F6

Designação da unidade:
F6 | Praia do Almoxarife/ Pedro Miguel
Concelhos:
Horta
Principais povoados:
Pedro Miguel | Praia do Almoxarife
Área aproximada:
15 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Como que uma concha em anfiteatro aberta ao mar, com o Canal e a ilha do Pico ao fundo, esta unidade de paisagem desenvolve-se desde a costa até altitudes de 350 a 400 metros. É atravessada pela Ribeira da Fonte Nova [que a partir do atravessamento do aglomerado de Pedro Miguel toma este nome] e pela Ribeira da Praia [do Almoxarife], respetivamente junto aos seus limites norte e sul. A Ribeira da Praia possui uma das melhores galerias ripícolas da ilha, que se encontra, no entanto, a ser dominada por espécies invasoras no seu troço de jusante. [+]

Duas escarpas cobertas por vegetação natural constituem os acidentes orográficos mais notáveis desta unidade, correspondendo ao Graben de Pedro Miguel. Este graben caracteriza-se por um conjunto de abatimentos em degrau, provavelmente devido a intensos abatimentos tectónicos locais, e é um dos exemplos mais claros deste tipo de formação no Arquipélago [Pacheco et al., 2013]. A costa apresenta um recorte suave e altura variável, com alguns troços baixos, rochosos ou arenosos, como em Praia do Almoxarife, e outros com arribas até aos 100 metros de altura.

Na envolvente de Pedro Miguel encontram-se áreas agrícolas amplas [com domínio do milho], intercaladas com algumas pastagens, em parcelas pequenas a médias, compartimentadas por muretes de pedra seca ou por sebes vivas. O povoamento dispõe-se linearmente ao longo de estradas e caminhos, ora paralela ora perpendicularmente à costa. Encontram-se também nesta zona pequenas lagoas formadas pela acumulação de água em depressões do terreno, as “charcas” [frequentadas por garças patos e outras aves invernantes ou em migração], de elevado valor ecológico pelo papel que representam como locais de repouso e alimentação temporários. Na zona da Praia do Almoxarife, com povoamento muito disperso, as áreas agrícolas, relativamente diversificadas e compartimentadas com sebes, nomeadamente de cana, encontram-se como que numa plataforma aberta ao mar.

Pontos Panorâmicos

Uma boa panorâmica da unidade pode ser observada a partir do Miradouro da Espalamaca [PPF 6.1]. [+]

Da estrada regional, entre Pedro Miguel e Horta, pode ser observada uma interessante panorâmica da unidade, quer em direção ao mar quer para montante [PPF 6.2].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta unidade de paisagem é uma das que no Faial mantém uma maior atividade agrícola, em manchas amplas e relativamente bem ordenadas de solos férteis e pouco declivosos. A bacia ou anfiteatro formado por esta unidade, voltado a nascente, constitui um tipo de paisagem único na ilha, e pouco frequente no Arquipélago. As lagoas de média altitude cumprem um importante papel ecológico para o descanso de aves em migração e são um habitat raro nesta ilha. [+]

Os atuais usos produtivos do solo são, na generalidade, coerentes com a sua aptidão, embora a dispersão de novas construções dê sinais de algum desordenamento, colocando problemas quanto à proliferação de infraestruturas e à ocupação de solos da Reserva Agrícola Regional. Assim, a futura gestão deverá focar prioritariamente a ocupação construída, sem esquecer porém a preservação dos valores e recursos naturais presentes. Merece especial atenção a zona da Praia do Almoxarife pela sua vocação balnear e pela pressão urbanística que aí se faz sentir.