Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge | Unidades de Paisagem

SJ11

Designação da unidade:
SJ11 | Terras do Topo
Concelhos:
Calheta
Principais povoados:
Topo | Santo Antão | São Tomé
Área aproximada:
14 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Localizada na parte mais oriental da ilha, esta unidade tem um reduzido troço de costa baixa, onde se estabelece uma forte relação com o mar e com o Ilhéu do Topo. Dominam as áreas agrícolas amplas, de malha muito apertada na envolvente dos povoados, intercaladas por pastagens em parcelas pequenas a médias, compartimentadas por muretes de pedra seca ou por sebes vivas. É atravessada pela Ribeira de São Tomé, de caudal permanente, e ainda pelas quase permanentes Ribeiras do Meio e das Lexívias. [+]

Com um povoamento sempre relativamente afastado da linha da costa e bastante disperso, especialmente nas ramificações do Topo e de Santo Antão [São Pedro, Engenho, Cruzal e Lameiro], esta unidade destaca-se pelo facto de ter sido aqui que se iniciou o povoamento de São Jorge. Hoje, a este local estão associados os famosos queijos de São Jorge e do Topo, produtos da importante indústria de lacticínios e da exploração agropecuária que constituem as principais atividades económicas da ilha.

Elementos Singulares

A Ponta e Ilhéu do Topo [ESSJ6] integram a Zona de Proteção Especial [ZPE] para a Avifauna – Ilhéu do Topo e Costa Adjacente, numa área total de 369 hectares, para além de integrar a Área Protegida para a Gestão de Habitas e Espécies da Costa do Topo e a Área Protegida de Gestão de Recursos do Topo, ambas do Parque Natural da Ilha de São Jorge. O ilhéu, com cerca de 2,5 hectares, está separado da costa por um recife com cerca de 370 metros de extensão, onde nidificam diversas espécies de aves marinhas.

Pontos Panorâmicos

Miradouro do Topo [PPSJ 11.1], com uma boa panorâmica sobre o oceano, a costa, o Ilhéu do Topo e a ilha Terceira, ao longe.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma paisagem bastante intervencionada pelas comunidades humanas aqui instaladas, com vastas áreas agricultadas e algumas pastagens, com declives que por vezes exigem cuidados especiais para que não ocorram problemas de erosão do solo. A dispersão das habitações e a compartimentação usada nalguns locais constituem sinais de relativo desordenamento a que é preciso atender.