Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge | Unidades de Paisagem

SJ9

Designação da unidade:
SJ9 | Arribas das Fajãs dos Vimes e de São João
Concelhos:
Calheta
Principais povoados:
Fajã dos Vimes | Fajã dos Bodes | Fajã de Além | Fajã de São João | Fajã do Cardoso
Área aproximada:
14 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Trata-se de uma unidade de paisagem constituída por uma encosta muito declivosa, frequentemente rasgada de alto a baixo por vales profundamente encaixados por onde correm ribeiras ou grotas, onde existem diversas quedas de água. Pontualmente, sobretudo na base da encosta, surgem alguns cones vulcânicos de pequena dimensão que tornam mais movimentado o relevo, bastante regular nesta extensa encosta. [+]

É uma unidade ocupada essencialmente por matos, muito embora surjam também algumas pastagens e terrenos de cultivo nas fajãs e em socalcos nas zonas inferiores das encostas, num mosaico agrícola muito apertado onde se cultivam diversas espécies de árvores fruteiras, vinha, leguminosas e inhames. Nestas fajãs, menos isoladas do que as da costa norte, predominam as pequenas construções, tradicionalmente ocupadas apenas dois ou três meses por ano: no inverno para o cultivo do feijão e/ou da batata e no outono, sobretudo em setembro, para as vindimas.

Pontos Panorâmicos

Miradouro dos Vimes [PPSJ 9.1], com boas panorâmicas do litoral e encostas. A montanha do Pico, do outro lado do Canal, constitui outro elemento visual que se desfruta deste miradouro.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta é uma unidade de paisagem dominada por altas arribas, embora diferentes das existentes na costa norte por ter zonas de declive bem menos pronunciado e, principalmente, por estar exposta a sudoeste. Visualmente são mais claras e de colorido mais intenso, com maior presença humana, principalmente nas fajãs e no sopé das encostas onde frequentemente se construíram socalcos. Nas arribas e nas grotas encontram-se núcleos de vegetação natural. A sensação de abismo alterna com uma imagem mais amena, diversificada e aprazível, quando a encosta tem uma pendente mais suave. [+]

Pela presença de inúmeras ribeiras e grotas, muitas delas com quedas de água de grande beleza, poderão avaliar-se os efeitos erosivos das chuvas intensas. Assim, todas as intervenções no solo deverão ser especialmente cuidadosas, de modo a não destruir o revestimento vegetal e a assegurar uma drenagem eficaz e controlada.