Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge | Unidades de Paisagem

SJ2

Designação da unidade:
SJ2 | Velas
Concelhos:
Velas
Principais povoados:
Velas
Área aproximada:
2 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

A maior parte desta unidade de paisagem, a baixa altitude e aplanada, na costa sudoeste da ilha, resulta de enchimentos com materiais provenientes das encostas vulcânicas que lhe ficam a nordeste e do Morro Grande, formando assim a maior fajã de São Jorge. [+]

A vila das Velas tem uma presença dominante na unidade, sendo enquadrada pelas altas arribas revestidas de vegetação natural que a rodeiam e ensombram e pelo Morro Grande a noroeste – um cone de tufos com cerca de 160 metros de altura – que a protege dos ventos de oeste. A vila tem o centro recuado relativamente à linha da costa mas estende-se numa estrutura radiante até à beira-mar, estabelecendo com o Canal e a ilha do Pico em frente uma forte relação visual. Recorta-se na linha da costa o antigo forte da Conceição, convertido no Auditório Municipal e Centro Cultural das Velas, bem como as novas infraestruturas portuárias [molhes da marina de recreio e porto comercial].

As zonas costeiras envolventes de Velas encontram-se integradas em espaços classificados com o objetivo da proteção de habitats e espécies presentes, nomeadamente as Áreas Protegidas para a Gestão e Habitats ou Espécies de Entre Morros, da Costa Sudoeste e da Costa das Velas, todas integradas no Parque Natural da Ilha de São Jorge.

Pontos Panorâmicos

Panorâmica obtida de Morro Grande [PPSJ 2.1] sobre as Velas, Canal e ilha do Pico. [+]

São interessantes as panorâmicas sobre Velas observadas a partir do Miradouro das Queimadas [PPSM 2.2], na estrada regional Velas/Calheta.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Nesta unidade destaca-se o núcleo mais antigo da vila das Velas com características urbanísticas e arquitetónicas interessantes. O mesmo não acontece com as zonas envolventes, expansões urbanas mais recentes, que mereciam ser mais cuidadas, nomeadamente quanto à sua inserção no relevo e integração com o núcleo antigo. É de destacar uma construção relativamente recente próxima do porto, tanto pela sua volumetria e forma, assemelhando-se a um navio, como pelas cores utilizadas, muito distintas das construções envolventes. [+]

Nas encostas mais declivosas da unidade há claros sintomas de erosão, que deverão ser minimizados, sobretudo através do revestimento vegetal e da drenagem eficaz e controlada das águas pluviais. Para além das consequências da erosão, evidenciam-se na linha de costa em redor das Velas a presença de aves marinhas e de habitats característicos de zonas costeiras, o que deve merecer medidas adequadas de conservação.