Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge | Unidades de Paisagem

SJ1

Designação da unidade:
SJ1 | Rosais/ Beira
Concelhos:
Velas
Principais povoados:
Rosais | Beira | Ladeiras
Área aproximada:
39 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Com um clima caracterizado por uma elevada humidade do ar e por ventos fortes, embora com uma pluviometria relativamente baixa face à generalidade da ilha, é uma paisagem aberta, constituída por uma estreita zona planáltica limitada, a nordeste e sudoeste, por altas arribas e a oriente, sobretudo, pelas grandes elevações da cordilheira central. Apesar de incluir alguma diversidade morfológica, alternando entre zonas mais aplanadas e alguns picos, dominados respetivamente por pastagens e matos, trata-se de uma unidade que estabelece uma certa continuidade entre a costa nordeste e a costa sudoeste da  ilha, pontuada pelos povoados lineares e relativamente distantes entre si de Rosais, Beira e Santo Amaro. As arribas de sudoeste que integram esta unidade de paisagem distinguem-se das de nordeste pela sua altura mais baixa e pela ausência de fajãs. Estas arribas encontram-se inseridas na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sudoeste do Parque Natural da Ilha de São Jorge, que pretende promover a proteção de habitats costeiros e de aves marinhas. [+]

Junto aos povoados encontram-se áreas agrícolas constituídas por parcelas de forma pouco regular e compartimentadas por muretes de pedra seca; no entanto, a maior parte desta unidade é ocupada por pastagens, persistindo ainda algumas manchas de mato relativamente dispersas. A noroeste dos Rosais destaca-se o Parque Florestal das Sete Fontes que integra um arboreto e viveiro florestal. Com alguma importância referem-se duas zonas industriais, a norte e a sul da Beira, acolhendo parte das nove unidades industriais de produção de queijo de São Jorge.

Elementos Singulares

A Ponta dos Rosais e Ilhéus [ESSJ1], no extremo noroeste da ilha, é contornada por arribas rochosas com mais de 200 metros de altura, terminando em ponta muito afilada que se assemelha à proa de um navio. Em frente existem alguns rochedos, um dos quais “pequeno e comprido, agudo para cima, o Ilhéu, a Pedra do Bom Nome” [Frutuoso, 1963] ou “Ilhéu do Canalhoto” [Tostões et al., 2000], com 71 metros de altura, separado da costa por um recife com cerca de 550 metros de extensão, frequentado por aves marinhas quase todo o ano. Possui o farol mais alto dos Açores, com 288 metros, rodeado de instalações anexas que se apresentam abandonadas e arruinadas com enormes fissuras. Esta área encontra-se classificada como Monumento Natural devido à sua especificidade geológica e aos recursos faunísticos e florísticos presentes. Esta é também uma singularidade paisagística de especial valor, especialmente se observada a partir do mar e ao pôr-do-sol, quando as arribas tomam cores de impressionante beleza. É de salientar a presença no topo das arribas de uma área encharcada de prado com labaça [Rumex azoricus] uma rara espécie protegida. [+]

A Baía de Entre Morros [ESSJ2] é uma interessante baía rodeada por altas falésias associadas aos Morros Grande e do Lemos, que surgiram como resultado de atividade freatomagmática submarina, originando cones de tufo atualmente bastante erodidos. A área terrestre encontra-se integrada na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sudoeste, enquanto a marinha integra-se na Área Protegida para a Gestão de Recursos de Entre Morros, ambas integradas no Parque Natural da Ilha de São Jorge.

Pontos Panorâmicos

Panorâmicas sobre a unidade vistas da Ponta dos Rosais [PPSJ 1.1], de onde se vê parte da unidade, além da imensa vastidão do oceano. Podem observar-se no horizonte as silhuetas das ilhas Graciosa e Terceira e, bem mais perto, o Pico e o Faial. [+]

Ao longo de todo o rebordo superior da arriba [PPSJ 1.2] obtêm-se vistas soberbas devido à sua altitude e abertura sobre o oceano.

Do Morro Grande [PPSJ 1.3], obtém-se uma interessante panorâmica parcial da encosta Beira/Santo Amaro.

O Pico tem uma forte presença em quase toda esta unidade. É de especial interesse o Miradouro do Pico da Velha [PPSJ 1.4], com vista para Rosais e para as ilhas do Pico e Faial.

Do miradouro da Fajã do Fernando Afonso [PPSJ 1.5], têm-se boas perspetivas sobre a costa norte da ilha, e sobre as ilhas Graciosa e Terceira.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta unidade de paisagem, que inclui uma zona de encosta predominantemente inclinada para sudoeste e a outra zona mais aplanada, de menor dimensão, não apresenta problemas significativos de erosão, com exceção do que se passa na orla costeira, especialmente nas arribas na proximidade da Ponta dos Rosais, em que os processos erosivos são bastante acentuados. [+]

É uma paisagem que transmite uma clara sensação de harmonia entre os diferentes usos do solo devendo-se, no entanto, procurar diversificar os sistemas de exploração, para que as atividades económicas não se concentrem apenas na pecuária, com claros efeitos negativos, não só em termos ambientais mas, também devido à fragilidade sempre associada aos sistemas monoculturais, sem esquecer obviamente o peso económico e mesmo cultural que a fileira do “Queijo de São Jorge” tem para a população.