Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa | Unidades de Paisagem

G7

Designação da unidade:
G7 | Encostas Marítimas da Caldeira do Enxofre
Concelhos:
Santa Cruz da Graciosa
Principais povoados:
Fenais | Carapacho
Área aproximada:
7 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Trata-se de uma paisagem de encosta, contornando a Caldeira do Enxofre [G6] por norte, leste e sul e espraiando-se até à linha de costa, ocupada por pastagens compartimentadas em parcelas de média dimensão. Na coroa superior desta unidade, entre a estrada e a linha de cumeeira da Caldeira, as pastagens são por vezes substituídas por manchas de mato baixo, o declive é mais acentuado, a compartimentação torna-se rara ou nula e a exploração pecuária utiliza, também, terrenos baldios. [+]

Há uma presença significativa de linhas de água, por vezes assumindo a forma de grotas, sobretudo na vertente nordeste. Estas grotas estão relativamente bem revestidas de vegetação, de onde se destacam os choupos, não empregues usualmente nos Açores e que, por isso, conferem uma certa particularidade a esta paisagem. O coroamento da encosta é bastante evidenciado pela existência de um cordão plátanos que ladeia a estrada ali existente.

Na faixa litoral que se estende para sudeste, desde o limite oriental da Praia, o declive é suave e os terrenos são explorados agricolamente, constituindo um mosaico cultural diversificado de malha apertada, com parcelas alongadas delimitadas por muretes de pedra seca ou, por vezes, também por sebes vivas baixas. Esta faixa inclui o povoado de Fenais e a área agrícola que lhe está adjacente. O povoamento existente é do tipo linear descontínuo, junto à costa, estando ausente numa área significativa, a leste. Destaca-se a presença das Termas do Carapacho – marcante estância balnear de veraneio, também conhecida por Banhos do Carapacho [ESG6], com a sua forte relação visual com o Ilhéu de Baixo [ESG7]. Destaca-se também a Ponta da Restinga, alcantil de elevada altura sobranceiro ao Carapacho, onde se encontra um farol com forte presença na paisagem.

Elementos Singulares

As Termas do Carapacho [ESG6], localizadas no limite oriental da ilha, englobando a Baía da Poça e a Ponta da Restinga, são conhecidas desde 1750, têm águas termais que brotam a temperaturas da ordem dos 35ºC a 40º C, usadas no tratamento de diversas enfermidades. Neste elemento singular destacam-se, também, umas piscinas naturais e uma gruta com acesso apenas pelo mar. [+]

O Ilhéu de Baixo [ESG7], que fica fronteiro àquelas termas, também conhecido pelo Ilhéu dos Homiziados [Frutuoso, 1998], devido a uma lenda antiga, é um cone vulcânico, erodido, sem vegetação, com 73 metros de altitude e cerca de 9 hectares. Este ilhéu faz parte da Zona de Proteção Especial [ZPE] com o mesmo nome, com mais de 30 hectares, grande parte deles marinhos, juntamente com a Ponta da Restinga e um troço de arribas adjacente, a nordeste, por ser parte do habitat de várias espécies de aves, algumas delas que apenas nidificam na Graciosa, como o painho-de-Monteiro [Oceanodroma monteiroi].

Pontos Panorâmicos

Toda a encosta [PPG 7.1] constitui uma panorâmica notável para quem a observa do exterior, ao demandar a ilha por avião ou por via marítima, ou para quem circula ao longo da estrada de circunvalação da ilha, implantada a cotas inferiores. [+]

A partir das zonas mais elevadas da unidade [PPG 7.2], observam-se panorâmicas muito interessantes sobre a Praia, Fenais e seus campos agrícolas, sobre os Ilhéus da Praia e de Baixo, avistando-se para sul as ilhas de São Jorge, Terceira e Pico.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta unidade é atualmente ocupada na sua quase totalidade por pastagens e atravessada de alto a baixo por várias linhas de drenagem natural, algumas muito escavadas pela erosão hídrica. O tipo de utilização das terras destas encostas é ditado sobretudo pelo seu declive e, também, pela alteração das condições climáticas com a altitude. A forte presença da Caldeirado Enxofre [G6] e respetivas vertentes externas, associada ao conjunto Carapacho/ Ilhéu de Baixo/ Ponta da Restinga, de altas arribas, fortalece a identidade da unidade. [+]

Esta unidade abrange a parte da ilha Graciosa em que é percetível uma certa agressividade da natureza, expressa através do clima agreste, principalmente junto à costa e em zonas de maior altitude. Como característica menos usual, salientam-se as nascentes termais sobre o mar.

Face aos acentuados declives existentes, sobretudo na metade superior das encostas, há que estar atento aos fenómenos de erosão hídrica, e gerir a exploração das pastagens de forma compatível com os riscos presentes e com o controlo da drenagem das águas pluviais. A compartimentação da paisagem por sebes arbóreas é defensável nas zonas mais expostas aos ventos.