Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa | Unidades de Paisagem

G6

Designação da unidade:
G6 | Caldeira do Enxofre
Concelhos:
Santa Cruz da Graciosa
Principais povoados:
-
Área aproximada:
1 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Trata-se de uma paisagem de reduzida dimensão, fechada, limitada pelas vertentes interiores e cumeeiras de uma depressão de origem vulcânica – a Caldeira, onde se encontra a gruta do Enxofre, que constitui uma das mais interessantes curiosidades geológicas dos Açores. De clima fresco, mais húmido que o resto da ilha e abrigada dos ventos, as suas vertentes interiores, de declive muito pronunciado, encontram-se revestidas por um denso povoamento de criptoméria, muito pouco vulgar na Graciosa, e de um bom mostruário da pouco diversificada vegetação existente na ilha, quer da flora autóctone, quer de exóticas. É na parte sudeste das cumeeiras, que constituem o rebordo superior e o limite desta unidade, que é atingida a maior altitude da ilha – cerca de 400 metros. O fundo da caldeira tem pastagens. [+]

O acesso à unidade foi facilitado há algumas décadas pela abertura de um túnel e respetiva estrada que conduz à Reserva Florestal de Recreio da Caldeira e à Furna do Enxofre – enorme cavidade basáltica, com uma rara abóbada perfeita e com cerca de 40 metros de altura na sua parte central, com origem na atividade eruptiva de carácter efusivo que ocorreu posteriormente à formação da caldeira. O acesso a esta furna é feito por uma torre de 37 metros de altura com uma escada em caracol construída no início do século XX. No interior da Furna do Enxofre ocorrem fumarolas com lama e emanações gasosas secas que, por vezes, dão origem a elevadas concentrações de dióxido de carbono na atmosfera, pelo que é necessário monitorizar continuamente o teor desse gás. Na parte inferior desta furna existe um lago de água fria, com cerca de 140 metros de comprimento, cujo nível tem sofrido um decréscimo acentuado nos últimos anos.

Pontos Panorâmicos

Do local da Gruta da Maria Encantada [PPG 6.1], desfruta-se uma vista interessante sobre o interior da unidade.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma paisagem contida e acolhedora tornando-se, em condições climáticas favoráveis, muito adequada para um recreio pouco ativo. É um dos sítios mais aprazíveis da ilha Graciosa durante o verão. [+]

A Caldeira, quer pelo seu microclima, quer pela dificuldade de acesso até há bem poucos anos, constitui a maior área florestal da ilha, razão pela qual se justifica ações de conservação das espécies autóctones ainda ali existentes. Uma moderada exploração pecuária e florestal deve ser compatibilizada com medidas de conservação e, também, com uma utilização turística/recreativa equilibrada.

A Caldeira é atualmente classificada como Monumento Natural integrado no Parque Natural da Ilha da Graciosa, pretendendo-se com esta classificação proteger os seus valores biológicos e estéticos assim como a Furna do Enxofre, importante cavidade vulcânica com interesse geológico, turístico e pedagógico.