Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa | Unidades de Paisagem

G4

Designação da unidade:
G4 | Maciço Central [Serras Dormida e Fontes]
Concelhos:
Santa Cruz da Graciosa
Principais povoados:
Franja terminal dos povoados Caminho do Pontal / Feteira e Caminho de Manuel Gaspar
Área aproximada:
7 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Unidade central da ilha, com relevo fortemente ondulado, pouco humanizada, onde se destacam as duas serras, Dormida e das Fontes. [+]

Na zona mais baixa, entre estas serras, o povoamento pouco denso organiza-se de forma linear. O colo por onde passa a estrada, a altitudes inferiores a 200 metros e relativamente plano, é ocupado essencialmente por pastagens, estabelecendo alguma ligação entre as unidades Campos Agrícolas entre Santa Cruz, Guadalupe e Vitória [G2] e Vale Praia /Luz [G5]. As zonas de maior altitude estão revestidas por matos relativamente baixos e, pontualmente, por uma ou outra mata.

Pontos Panorâmicos

Da estrada regional, no extremo nordeste da unidade, pode observar-se uma panorâmica interessante sobre a Caldeira do Enxofre [G6] e a parte ocidental da unidade [PPG 4.1].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma paisagem muito pouco humanizada, com significativa presença de elementos naturais, nomeadamente geológicos e vegetais, marcadamente diferente da maioria das restantes unidades de paisagem da Graciosa. No geral, está a ser usada coerentemente com a sua aptidão, mantendo um equilíbrio funcional e ecológico. [+]

Não se deverá forçar a instalação de novos prados permanentes nas zonas mais elevadas e declivosas da unidade, de modo a não reduzir a sua biodiversidade. Poderá, porém, alargar-se um pouco a área de povoamentos florestais essencialmente de proteção, para promover uma maior infiltração de água no subsolo, para abrigo de ventos e para evitar a erosão. A criação de condições que permitam o desenvolvimento de vegetação natural endémica é também uma boa via para a proteção dos solos e promoção da infiltração de água nos aquíferos, que surgem principalmente na Serra das Fontes. A urze [Erica azorica] poderá ter um papel importante nesta ação.