Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria | Unidades de Paisagem

SMA3

Designação da unidade:
SMA3 | Terras de Alagoa / Almagreira
Concelhos:
Vila do Porto
Principais povoados:
Almagreira | Valverde | São Pedro | Ribeira do Engenho
Área aproximada:
13 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade é caracterizada por um relevo suavemente ondulado, pouco declivoso, de transição entre a Plataforma Ocidental [SMA1] e a Serra do Pico Alto [SMA4], sendo limitada a sul por arribas costeiras. É ligeiramente mais húmida e fresca que as unidades anteriormente referidas, devido à maior altitude, o que é percetível nas pastagens, que adquirem um verde mais viçoso. A relação com o mar é pouco significativa, ganhando força quando este é observado de pontos mais altos. É ainda a vegetação de características marcadamente mais xéricas e a geologia e geomorfologia que se salientam em termos de património natural, destacando-se na costa sul o espaço classificado como Monumento Natural da Pedreira de Campo, Figueiral e Prainha, integrado no Parque Natural da Ilha de Santa Maria, onde se preserva um património geológico e paleontológico de elevado interesse nos contextos regional, nacional e mesmo internacional.  [+]

Os usos agrícola e pecuário são significativos e organizam-se em campos com alguma compartimentação, constituindo um mosaico cultural mais ou menos diversificado, de malha apertada, com muretes de pedra seca.

Os principais povoados encontram-se implantados linearmente ao longo das estradas e apresentam um carácter bastante rural. Contudo, existem vários outros pequenos núcleos rurais com casas muito dispersas à semelhança do povoamento da Costa Norte [SMA2], da Zona Agrícola Oriental [SMA6] e da Costa Sudeste [SMA8], de características únicas em todo o Arquipélago. A singularidade deste povoamento reside na sua dispersão e no facto de cada habitação rural formar um pequeno núcleo com as diversas construções de apoio, usualmente dispostas sobre si próprias e aproveitando o ondulado do terreno, mas afirmando a sua individualidade em relação a outros núcleos próximos, com que não se relacionam, nem visualmente. Um aspeto particular diz respeito à existência de covas junto a algumas habitações, onde os antigos habitantes guardavam os cereais mas também os seus pertencentes, em alturas de ataque de piratas.

Pontos Panorâmicos

Na zona do Figueiral, podem observar-se boas panorâmicas sobre as arribas da costa sul [PPSMA 3.1]. [+]

Miradouro da Macela [PPSMA 3.2].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

As melhores condições edafo-climáticas desta unidade de paisagem comparativamente às da Plataforma Ocidental [SMA1], conjugadas com a proximidade a Vila do Porto, justificam, aparentemente, a expansão da Vila no sentido leste. Esta expansão faz-se, sobretudo, ao longo da rede viária, sob a forma de vivendas unifamiliares, envolvidas normalmente por áreas ajardinadas, muitas delas de construção bastante recente, resultado de um certo abandono do centro histórico de Vila do Porto. [+]

Dada a dinâmica social e económica verificada, torna-se importante que a expansão urbana de Vila do Porto, no sentido de Valverde e Almagreira, seja orientada e estruturada de forma a integrar-se na paisagem, sem negar a possibilidade de surgirem expressões interessantes de arquitetura atual.

É, também, indispensável assegurar a continuidade da atividade agrícola e pecuária, com maiores tradições na história e na economia da ilha, que complemente a tendência de expansão urbana, tentando para isso garantir o envolvimento de população jovem, através de incentivos.

A preservação do singular património geológico é uma das potencialidades desta unidade, a que se alia a conservação de um importante património arquitetónico de feição rural, nomeadamente no que diz respeito às habitações unifamiliares de características mais tradicionais e aos elementos arquitetónicos ligados à produção agrícola tradicional. Existem também elementos de uma arquitetura proto industrial, como antigos fornos de telha e olarias, cuja produção se usava na ilha e era exportada para outras ilhas.