Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa | Unidades de Paisagem

G2

Designação da unidade:
G2 | Campos Agrícolas entre Santa Cruz, Guadalupe e Vitória
Concelhos:
Santa Cruz da Graciosa
Principais povoados:
Santa Cruz da Graciosa | Funchais | Guadalupe | Almas | Ribeirinha | Vitória
Área aproximada:
20 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade de paisagem constitui uma ampla plataforma que ocupa cerca de um terço da superfície da ilha. É relativamente plana e baixa, tendo disseminados aproximadamente uma dezena de pequenos cones vulcânicos de diversos tamanhos, elementos que incutem movimento ao relevo, a que se associa uma toponímia característica, como o Pico do Jardim, o Pico da Hortelã ou o Pico da Brasileira. Apresenta um ligeiro declive para norte, onde desce a menos de 20 metros de altitude, e sobe para ocidente, desde Porto Afonso até à Serra Branca, cuja alta arriba é constituída por um conjunto de materiais de origem traquítica e depósitos pomíticos de cor esbranquiçada. [+]

Existe uma forte presença de áreas agrícolas e de pastagens, sendo exceção os matos densos que revestem os cones vulcânicos. Foi outrora considerada o “celeiro da ilha”, pela quantidade de cereais que ali eram produzidos, como o trigo, a cevada e o milho, sendo a Graciosa a ilha que produzia mais cevada do Arquipélago. Na zona de Vitória, encontra-se uma pequena área de vinha em curraletas.

À exceção da Vila de Santa Cruz, um núcleo urbano de tipo aglomerado, o povoamento nesta unidade, pouco denso e de carácter nitidamente rural, desenvolve-se ao longo das principais estradas que irradiam da vila e que depois se ramificam e interligam. Toda a unidade é rica em diferentes tipos de construções de apoio à agricultura, com destaque para os moinhos de vento e também para as cisternas de apoio às habitações e tanques agrícolas.

Elementos Singulares

A Caldeira da Senhora da Ajuda [ESG2] é de origem vulcânica, inteiramente fechada sobre si própria mas com acesso a partir de Santa Cruz. No seu interior está instalada uma praça de touros e na cumeeira existem três ermidas: a de Nossa Senhora da Ajuda, a de São João e a de São Salvador, que se destacam no azul do céu quando observadas de baixo. [+]

As Arribas de Porto Afonso [ESG3], cujo alcantil chega a ultrapassar os 90 metros de altura, são notáveis, sobretudo pelas suas intensas e distintas cores ferrugíneas, distinguindo-se nitidamente as várias camadas de depósitos vulcânicos. Por envolverem uma baía, constituem um bom abrigo para as pequenas embarcações de pesca que ali vão varar ou, algumas delas, que ali se vão recolher nos abrigos individuais escavados no tufo vulcânico das próprias arribas.

Pontos Panorâmicos

Monte da Senhora da Ajuda [PPG 2.1], de onde se observa uma panorâmica de grande beleza sobre a vila de Santa Cruz, a parte norte da ilha e a planície de Guadalupe. [+]

Do alto da Serra Branca [PPG 2.2], onde está instalado o Parque Eólico das Almas, e do Pico das Terças [PPG 2.3], observam-se boas panorâmicas de toda a unidade para norte destes pontos.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

A paisagem, estruturalmente agrícola e com um carácter vincadamente rural encontra-se, na generalidade, com usos adequados à aptidão dos solos, sendo notável pela extensão e planura da área agrícola, contrastante com os picos de escórias. [+]

A visão geral da unidade, observada de um ponto alto da periferia, dá-nos a sensação de beleza, de harmonia e equilíbrio. Há, contudo, que controlar a tendência para a construção fora do perímetro dos aglomerados e sua dispersão pelos campos, inclusive em parte da Reserva Agrícola Regional, reduzindo a sua área e encarecendo a instalação e manutenção das redes de distribuição de água, da energia e de saneamento.

Outro problema presente nesta unidade de paisagem [e noutras partes da ilha] tem a ver com a proliferação descontrolada de espécies vegetais invasoras, destacando-se aqui o que se passa no Monte da Senhora da Ajuda que, por isso, merece uma intervenção de requalificação paisagística.