Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Graciosa | Unidades de Paisagem

G1

Designação da unidade:
G1 | Currais da Graciosa
Concelhos:
Santa Cruz da Graciosa
Principais povoados:
Dores | Bom Jesus
Área aproximada:
5 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade, no extremo norte da ilha, inclui um troço de costa muito recortada, com arribas basálticas, negras e avermelhadas, de textura muito áspera, predominantemente baixa mas de difícil acesso ao mar. Junto ao Farol da Barca, numa pequena enseada, situa-se o Ilhéu da Baleia, que faz lembrar um enorme cetáceo; o domínio das cores fortes das arribas, de tonalidades ferrugíneas, reforça a beleza deste troço de costa. [+]

No geral, a unidade é bastante plana, em grande parte ocupada pela quadrícula de muretes de pedra seca, sobre biscoito, tradicionalmente destinada à cultura da vinha. A restante área encontra-se, na generalidade, revestida de mato baixo, rasteiro e ralo. É a unidade mais árida da ilha, muito castigada pelos ventos de noroeste, fazendo lembrar a Encosta Sudeste de Santa Maria [SMA8].

O povoamento, de tipo linear ao longo da estrada que segue junto ao limite sul da unidade, apresenta ainda raras e dispersas construções de apoio à produção de vinho, afastadas dos povoados.

Elementos Singulares

Os Cascalhos Incultos de Barro Vermelho [ESG1], localizados a este do aeródromo, destacam-se na paisagem por corresponderem a uma zona muito aberta e plana, com arribas e solo avermelhado, coberta de vegetação rasteira e esparsa e com a presença de aves marinhas. Esta área é utilizada como zona balnear.

Pontos Panorâmicos

O Farol da Ponta da Barca [PPG 1.1], junto ao Ilhéu da Baleia, é um ponto de vista excelente sobre o troço da costa recortada, no limite norte da unidade.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta é uma paisagem com uma significativa identidade, pela presença da apertada quadrícula de currais para a cultura da vinha, que correspondeu a um uso coerente e adequado às características biofísicas do sítio; atualmente estes currais estão em grande parte abandonados, com a consequente invasão por espécies arbustivas. Recentemente, têm surgido tentativas de recuperação das vinhas com castas tradicionais para vinhos de melhor qualidade e aguardente, o que deve ser incentivado, de modo a combater a degradação desta paisagem cultural, que pela sua raridade e valor constitui um importante património. Deverá, assim, ser reforçado o apoio à recuperação destas áreas de vinha, com recurso às modernas tecnologias de cultura e de vinificação, eventualmente através de programas de desenvolvimento em conjunto com outras zonas de vinha da ilha, o que aumentaria as possibilidades de êxito económico. [+]

Mesmo que quase sem vinhas, a estrutura dos currais numa área tão considerável transmite uma sensação de ordenamento e domínio da natureza pelo Homem, com uma expressão pouco vulgar e de inegável beleza.