Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira | Unidades de Paisagem

T10

Designação da unidade:
T10 | Encosta Ribeirinha / São Sebastião
Concelhos:
Angra do Heroísmo
Principais povoados:
Ribeirinha | Feteira | Porto Judeu | São Sebastião
Área aproximada:
20 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Trata-se de uma encosta exposta a sul, relativamente estreita, costeira e de altitudes raramente superiores aos 100 metros, limitada a oeste pela Ribeirinha e a este por São Sebastião. A costa é geralmente baixa, exceto na proximidade de Feteira, onde existem arribas com cerca de 50 metros de altura. A relação com o mar é constante, tendo um ponto focal no Ilhéu das Cabras [EST4], a curta distância de Porto Judeu. [+]

O povoamento, no geral linear, à exceção de São Sebastião onde é mais concentrado, encontra-se envolvido por áreas agrícolas amplas, intercaladas com algumas pastagens, em parcelas pequenas a médias, compartimentadas por muretes de pedra seca ou sebes arbustivas. A leste de Porto Judeu, na zona das Contendas, as áreas agrícolas estruturam-se num mosaico cultural diversificado, de malha apertada e com raras construções dispersas.

Na Ponta das Contendas encontra-se um conjunto de ilhéus [Ilhéus do Feno, Garajaus e da Mina] separados por curtos braços de mar. Trata-se de uma Área Protegida para a Gestão de Habitas ou Espécies integrada no Parque Natural da Ilha Terceira, com singularidade geomorfológica e uma importante zona de nidificação de aves marinhas, como o cagarro [Calonectris diomedea], o garajau-comum [Sterna hirundo] e o garajau-rosado [Sterna dougallii], sendo também importante pela vegetação natural costeira que alberga.

Elementos Singulares

O Ilhéu das Cabras [EST4], a sudoeste de Porto Judeu e a curta distância deste, é um antigo cone vulcânico emergente do fundo do mar, estando atualmente separado em dois blocos pela erosão do mar. É uma importante zona de paragem e nidificação de aves.

Pontos Panorâmicos

Panorâmica geral da unidade observada a partir do Pico das Cruzinhas no Monte Brasil [EST3] [PPT 10.1], focando a linha de costa e o Ilhéu das Cabras [EST4].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

É uma unidade com conteúdo em termos históricos e culturais, sobretudo centrado na freguesia de São Sebastião, com um povoamento muito antigo, envolvido por boas terras agrícolas. Trata-se de uma unidade de paisagem com identidade, com horizontes muito abertos e dirigidos essencialmente para o oceano. [+]

Os usos estão, no geral, de acordo com as características biofísicas presentes, faltando-lhes, no entanto, alguma coerência em termos de diversidade/complementaridade, de que resulta uma menor capacidade multifuncional e uma menor sustentabilidade da paisagem. Presume-se uma fraca riqueza biológica a partir do padrão simplificado da paisagem e da falta de referências quanto à existência de espécies com interesse para a conservação, com exceção das Zonas de Proteção Especial [ZPE] ao longo da costa.

Sendo uma vasta área agrícola bem estruturada onde as construções se integram coerentemente, haverá sobretudo que evitar a dispersão de construções e, dentro das reais necessidades, autorizar a sua edificação apenas nos perímetros urbanos. A orla marítima também deverá permanecer livre de construções fora dos povoados. Nas zonas mais declivosas, embora pouco frequentes, a exploração do solo deverá ter em conta os necessários cuidados culturais de defesa contra a erosão, podendo, nestes casos, indicar-se a introdução de povoamentos arbóreos.