Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira | Unidades de Paisagem

T6

Designação da unidade:
T6 | Bagacina
Concelhos:
Angra do Heroísmo, Praia da Vitória
Principais povoados:
-
Área aproximada:
14 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Unidade planáltica situada no interior da ilha, sem qualquer povoado, desenvolvendo-se na encosta leste da Serra de Santa Bárbara, entre os 450 e os 600 metros de altitude. É uma paisagem fresca e húmida, mais ou menos aberta consoante a presença de sebes arbóreas, onde não é muito frequente a relação visual com outras unidades. [+]

Dominam aqui as pastagens [gado bravo em pastagem livre], em parcelas tendencialmente rectangulares, compartimentadas por sebes altas de criptomérias, ocupando áreas anteriormente revestidas por matos que foram arroteados pelos Serviços Florestais. Devido à elevada humidade e deficiente drenagem do solo, verifica-se a acumulação pontual de água, com destaque para a que ocorre na Lagoa do Negro.

Estas pastagens - no geral naturais e seminaturais - são importantes porque fazem a transição para as zonas de maior diversidade biológica classificadas como Reservas Naturais e porque têm elas próprias uma composição florística interessante. De facto, as pastagens seminaturais apresentam uma maior diversidade de vegetação endémica e nativa comparativamente com as pastagens intensivas [e constituídas por espécies controladas], permitindo a subsistência de uma ampla quantidade de insetos, muitos deles endémicos e raros, de onde se podem destacar os artrópodes e, de entre estes, as borboletas.

Pontos Panorâmicos

Vista para o Pico da Bagacina, observada da estrada municipal no sentido este-oeste [PPT 6.1]. [+]

Panorâmica a partir do Pico da Bagacina [PPT 6.2], para a sul e sudoeste da unidade.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma paisagem com uma forte identidade, relacionada com a escassa presença humana, associada a um clima hostil que justifica a existência de sebes arbóreas para proteção das pastagens. Não sendo uma paisagem invulgar, a presença de gado bravo em pastagens de altitude é, de algum modo, uma situação particular. Os usos relativamente coerentes e a presença de áreas com vegetação natural são indicadores da elevada diversidade biológica presente e que se poderia estender para outras zonas, caso as pastagens localizadas em zonas de maior altitude e com mais intensos condicionalismos ecológicos fossem reconvertidas em pastagens extensivas seminaturais, de acordo com as medidas agroambientais existentes no Arquipélago. [+]

Poderá justificar-se a correção de alguns problemas de deficiente drenagem e, sempre que possível, a diversificação dos usos do solo, contrariando a tendência para a expansão das pastagens intensivas, através da já referida reconversão em pastagens extensivas e seminaturais.