Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira | Unidades de Paisagem

T4

Designação da unidade:
T4 | Caldeira de Santa Bárbara
Concelhos:
Angra do Heroísmo
Principais povoados:
-
Área aproximada:
3 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Trata-se de uma unidade paisagística constituída exclusivamente pelo interior de uma caldeira vulcânica, no cume da Serra de Santa Bárbara, a ocidente da ilha. Os bordos desta caldeira ultrapassam os 1000 m de altitude, o que permite avistar amplas panorâmicas sobre grande parte da ilha Terceira, a partir do único acesso viário a este local. No geral, registam-se temperaturas baixas, uma elevada queda pluviométrica e ventos fortes nas cumeadas. [+]

A vegetação natural, de grande valor botânico, é bastante densa, diversificada e encontra-se em bom estado de conservação. É essencialmente arbustiva, de folha permanente, com algumas herbáceas e vários endemismos açóricos. É de registar a existência de uma pequena lagoa – a Lagoa Negra. De entre os habitats mais significativos presentes nesta unidade de paisagem destacam-se as florestas Laurissilva e de cedro-do-mato [Juniperus brevifolia], as charnecas macaronésicas endémicas e os diversos tipos de zonas húmidas onde se integra uma ampla variedade de turfeiras. Estes são habitats cuja defesa é prioritária para a conservação da natureza na Europa [Rede Natura 2000]. A Caldeira de Santa Bárbara é uma área de proteção integral, onde é proibida a entrada e permanência de pessoas [classificada como Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros, integrada no Parque Natural da Ilha Terceira].

As antenas de telecomunicações, com impacto significativo na paisagem, são os únicos elementos que assinalam, de forma direta, a ação humana.

Pontos Panorâmicos

Observam-se panoramas de grande interesse paisagístico de diferentes pontos da cumeada limítrofe desta unidade, tanto para o exterior, como para o interior da Caldeira [PPT 4.1].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

A Caldeira da Serra de Santa Bárbara, de contornos bem definidos e estabilizados que atingem as maiores altitudes da ilha, é relativamente pouco funda se comparada com a Caldeira do Faial ou com as caldeiras das lagoas de São Miguel. O seu coberto vegetal constitui uma das melhores coleções de espécies da Laurissilva existente no Arquipélago. Poderá reunir características que lhe permitam integrar a Lista do Património Mundial Natural da UNESCO, só ou juntamente com a Caldeira do Faial, constituindo o complemento mais setentrional das duas Laurissilvas a sul dos Açores, na Madeira [já classificada pela UNESCO] e nas Canárias. [+]

Estão associadas a esta paisagem sensações que se relacionam com a forte presença da natureza em toda a sua pujança e com a abertura e amplitude das suas panorâmicas.