Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira | Unidades de Paisagem

T3

Designação da unidade:
T3 | Ramo Grande
Concelhos:
Praia da Vitória, Angra do Heroísmo
Principais povoados:
Agualva | Vila Nova | São Brás, Lajes | Fontinhas | Praia da Vitória | Cabo da Praia | Fonte do Bastardo | Porto Martins
Área aproximada:
94 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade desenvolve-se ao longo de uma vasta encosta pouco declivosa e de baixa altitude, limitada a nascente e a norte pelo mar. O ponto mais alto da unidade encontra-se na Serra do Cume, a 545 metros de altitude, serra esta que ocupa uma extensa faixa no sentido sudeste/noroeste. Na encosta leste desta Serra, dominam as áreas de pastagem compartimentadas em parcelas tendencialmente retangulares e limitadas por muretes de pedra seca ou sebes vivas, a partir de altitudes próximas dos 200 metros e até quase ao topo, onde se encontram áreas de matos diversificados e alguns maciços arbóreos. Esta vertente é atravessada no sentido do maior declive por várias linhas de água temporárias, profundamente encaixadas, localmente denominadas grotas, que estão arborizadas. Apenas se regista uma ribeira de carácter permanente que atravessa Agualva. [+]

A zona litoral da unidade tem uma significativa ocupação edificada, constituindo um reticulado quase contínuo, com uma concentração urbana na Praia da Vitória, cidade desde 1983, e um povoamento linear acompanhando as principais vias de comunicação na restante área. A linha da costa é baixa a leste, bastante ocupada e transformada, onde se destaca a praia mais apreciada da ilha – Praia da Vitória –, e com arribas até 50 metros de altura a norte e a nordeste.

É também na parte mais baixa da encosta que se localizam as áreas agrícolas, ocupando os interstícios de vias e construções, sendo progressivamente substituídas por pastagem à medida que vai aumentando a altitude. Pontualmente distinguem-se algumas matas e matos nas zonas mais altas ou mais declivosas. Em Porto Martins, encontram-se vinhas em curraletas, sobre biscoito e, caso excecionalmente raro em todos os Açores, existem oliveiras com produção de azeitona.

Esta unidade de paisagem é geologicamente dominada pela presença do Graben das Lajes, um abatimento de grande escala em relação às superfícies circundantes, associado à conjunção de ocorrências vulcânicas e tectónicas [Nunes, 2008]. Este é um dos graben mais impressivos presentes no Arquipélago.

No âmbito da unidade assume uma forte presença o aeroporto militar das Lajes e todas as infraestruturas e construções a ele associadas, bem como o porto oceânico de Praia da Vitória.

Pontos Panorâmicos

Do alto da Serra do Cume [PPT 3.1] podem observar-se interessantes panorâmicas para nordeste, abrangendo toda a costa da unidade e a planície do Ramo Grande e Praia da Vitória. [+]

O Miradouro do Facho [PPT 3.2] localiza-se na Serra do Facho [prolongamento da Serra de Santiago], de onde se obtém uma vista panorâmica da cidade de Praia da Vitória.

Ilhéu da Mina [PPT 3.3], junto à Baía das Mós.

Ilhéu do Norte [PPT 3.4] situado em frente ao aeroporto.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta é uma paisagem aberta, muito humanizada e com grande valor económico na ilha devido à sua elevada aptidão agrícola. Não sendo uma paisagem rara, pode considerar-se relativamente invulgar no contexto açoriano por concentrar numa área bastante significativa grande diversidade de equipamentos e estruturas. [+]

Tem-se verificado uma redução das áreas agrícolas em benefício da edificação e de pastagens, situação que merece ser estudada e controlada, de modo a manter ou melhorar a produtividade dos solos agrícolas, a conservar o património paisagístico e a aumentar a biodiversidade. Entre as medidas que podem contribuir para valorizar toda a unidade de paisagem, destaca-se a instalação de uma rede de sebes arbóreas para abrigo dos ventos, bem como a melhoria do revestimento vegetal de proteção dos leitos e margens dos cursos de água existentes.