Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira | Unidades de Paisagem

T1

Designação da unidade:
T1 | Raminho / Altares
Concelhos:
Angra do Heroísmo, Praia da Vitória
Principais povoados:
Raminho | Altares | Biscoitos
Área aproximada:
52 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Trata-se de uma unidade essencialmente constituída pela encosta norte da Serra de Santa Bárbara, desde o nível do mar até à sua cumeeira, de relevo pouco acidentado e declives medianos. A linha de costa é bastante expressiva, com destaque para o troço entre Biscoitos e Altares. A agricultura ocupa as zonas mais baixas, a que se seguem extensas áreas de mata mista quase até ao cume, onde persistem manchas de matos baixos em solos geralmente húmidos. Na encosta oriental da Serra, à medida que aumenta a distância ao mar, vão surgindo algumas pastagens compartimentadas com sebes de criptoméria. [+]

Junto da costa, o povoamento é linear, quase contínuo desde Cabo do Raminho, a ocidente, até ao limite oriental da unidade. Nos Biscoitos, também com povoamento linear ao longo da estrada regional [um pouco mais concentrado especificamente na freguesia], as terras agrícolas compartimentadas por muretes de pedra seca em cerrados relativamente pequenos envolvem o povoado, a seguir ao qual surgem os currais e curraletas de vinha, elemento muito característico desta paisagem.

Elementos Singulares

Os Biscoitos [EST1] são uma área costeira de considerável extensão, sobre terrenos de biscoito, ou seja, escoadas lávicas que apresentam uma superfície mais ou menos irregular e sobre as quais a vinha tem condições para subsistir. Esta vinha é compartimentada em pequenas parcelas quadrangulares ou retangulares por muretes de pedra seca, constituindo uma malha intricada com diversos nomes e tipologias dos quais se destacam, como unidades básicas, os currais e as curraletas. Os muros e a superfície do solo imprimem uma cor mais escura a toda a área, comparativamente às suas envolventes. O povoamento é linear-aglomerado, com habitações permanentes e temporárias, algumas adegas dispersas e equipamento urbano. Localiza-se aqui a melhor piscina natural da ilha. Estes diferentes valores inscrevem-se na Área de Paisagem Protegida das Vinhas dos Biscoitos, integrada no Parque Natural da Ilha Terceira.

Pontos Panorâmicos

Visão global da unidade obtida a partir do alto da Caldeira de Santa Bárbara [PPT 1.1] nos cabeços mais a norte das cumeadas. [+]

Panorâmica da costa norte da Terceira, de ocidente para oriente, observada do Miradouro do Raminho [PPT 1.2], junto da estrada regional.

Panorâmica obtida da zona balnear dos Biscoitos [PPT 1.3], para ocidente, desde a costa até à cumeada da Serra de Santa Bárbara, com o conjunto de curraletas em primeiro plano.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta paisagem suscita, no geral, a sensação de harmonia e calma ligada principalmente a uma ocupação humana equilibrada mas, também, de algum abandono e decadência, onde se verifica a invasão de antigas áreas cultivadas por matos. No entanto estes matos poderão ser encarados também como uma mais-valia uma vez que neles é possível a ocorrência de diversos tipos e espécies de vegetação endémica característica das zonas costeiras que na maior parte das ilhas desapareceram devido à agricultura. Assim, o abandono da vinha pode dar origem, em alguns casos, à ocorrência de manchas de vegetação natural endémica e nativa desde que sejam controladas espécies invasoras como o incenso [Pittosporum undulatum]. [+]

É uma unidade com razoável diversidade ecológica, baseada principalmente na amplitude altimétrica e diversidade de características climáticas a nível local. No geral, os usos são coerentes com as características biofísicas presentes, revelando também uma equilibrada inter-relação. Apesar da variedade de situações ecológicas presentes, a diversidade de espécies vegetais e animais não é significativa, destacando-se, porém, o interesse de algumas zonas mais elevadas e seu prolongamento até à costa noroeste.

O declive moderado e o revestimento vegetal existente contribuem para que a erosão que surge nesta unidade, apenas pontualmente, não constitua uma preocupação prioritária.