Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel | Unidades de Paisagem

SM16

Designação da unidade:
SM16 | Vila Franca do Campo
Concelhos:
Vila Franca do Campo
Principais povoados:
Água d’Alto | Vila Franca do Campo | Ribeira Seca | Ribeira das Tainhas | Ponta Garça
Área aproximada:
23 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Nesta unidade, a costa é rochosa e alta a oriente de Vila Franca do Campo, com destaque para Ponta Garça, e baixa na sua parte ocidental, onde se situam várias praias de areia, sendo mais utilizadas as de Água d’Alto e Vinha da Areia. Esta unidade é atravessada por várias ribeiras, algumas delas com caudal permanente. [+]

Nas zonas de média altitude predominam as pastagens, compartimentadas em parcelas tendencialmente retangulares, delimitadas por sebes vivas ou muretes de pedra seca. As áreas agrícolas, intercaladas com algumas pastagens, assumem particular incidência junto a Vila Franca do Campo, onde existe uma forte presença de estufas de ananás e quintas de banana, compartimentadas por sebes talhadas altas.

Esta unidade é muito marcada pelo povoamento linear, quase contínuo, junto ao litoral em Ponta Garça/Ribeira das Tainhas e concentrado de malha quase ortogonal em Vila Franca do Campo. A construção de molhes em volta do antigo cais e da marina assume um significativo impacto visual na orla costeira de Vila Franca do Campo.

Elementos Singulares

O Ilhéu de Vila Franca do Campo [ESSM6], com um perfil peculiar, é um elemento muito visível na paisagem costeira. Corresponde a um cone de tufos de origem surteiana, atingindo 62 metros de altitude, com uma baía interior aberta ao mar por uma estreita passagem escavada pelo homem. Tendo sido explorado agricolamente [vinha e hortícolas] até há cerca de três décadas, é atualmente uma Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies integrada no Parque Natural da Ilha de São Miguel com alguma vegetação autóctone característica de zonas costeiras e um local de nidificação de aves marinhas, sendo também usada uma zona balnear no verão.

Pontos Panorâmicos

O Ilhéu de Vila Franca do Campo [PPSM 16.1] constitui um dos principais pontos focais do amplo panorama litoral, quer observado a partir da costa, quer de pontos mais altos, como no Miradouro de Nossa Senhora da Paz [PPSM 16.2]. [+]

A partir do Ilhéu de Vila Franca do Campo obtém-se uma perspetiva exterior de Vila Franca do Campo e de toda a costa adjacente.

Panorama visto do cimo da estrada regional Vila Franca do Campo / Furnas, no Cerrado dos Bezerros [PPSM 16.3], de nascente para poente, sobre toda a encosta da unidade.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

A identidade desta unidade reside essencialmente nas características de Vila Franca do Campo e áreas agrícolas envolventes, bem como na presença inconfundível do ilhéu com o mesmo nome. Quanto a sensações provocadas pela paisagem presente, é de destacar a sua franca abertura a sul, sobre o mar sempre presente e próximo, assim como a ordem que ainda domina a variedade de usos atual. Embora o núcleo urbano de Vila Franca do Campo esteja em forte expansão, o que tem vindo a desqualificar paisagisticamente as zonas circundantes, esta unidade mantém ainda um equilíbrio e uma diversidade passíveis de compatibilização com as exigências atuais de uso e funcionamento destes espaços.