Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel | Unidades de Paisagem

SM13

Designação da unidade:
SM13 | Povoação
Concelhos:
Povoação
Principais povoados:
Povoação com as suas sete ”Lombas”: Cavaleiro, Carro, Botão, Pomar, Loução, Alcaide, dos Pós
Área aproximada:
36 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

A presente unidade corresponde a uma grande caldeira vulcânica já muito erodida, formando uma “concha” virada ao mar, delimitada por uma linha de cumeadas notável, que inclui o Pico da Vara, o ponto mais elevado da ilha, e um dos mais altos do Arquipélago, com 1103 metros de altitude. As encostas, correspondentes às paredes da caldeira, são muito inclinadas e revestidas de matas e matos. Trata-se de uma paisagem relativamente diversificada que inclui áreas agrícolas, pomares e pastagens nos vales entre as lombas por onde correm linhas de água profundas. [+]

As sete lombas dizem respeito às linhas de festo interiores à caldeira, sobre as quais se instalaram linearmente povoações, que se expandiram para o interior, acompanhando as cumeadas, e que confluem no núcleo urbano mais ou menos concentrado da Povoação. Este foi o primeiro povoado da ilha no momento da descoberta, instalado junto ao mar e exposto a sul, com um microclima muito particular. Este tipo de povoamento, sobre lombas e dividido pelas linhas de água, é característico de São Miguel.

As características do relevo e da precipitação levam ao regime torrencial das ribeiras, com leitos bastante cavados pela erosão nos troços superiores. Tal regime provoca com frequência cheias e significativos arrastamentos de terras que atingem as construções da parte baixa da vila, ao contrário do que se passa nas lombas, onde as construções estão implantadas a cotas mais elevadas e, portanto, não sujeitas aqueles riscos. Devido a esse facto, não persistem vestígios dos primeiros tempos do povoamento.

Pontos Panorâmicos

Deslumbrante panorâmica de toda a unidade, observada quer do alto da estrada regional de ligação ao Nordeste [PPSM 13.1], do lado ocidental, quer da Lomba do Cavaleiro [PPSM 13.2] [da estrada regional], a ocidente.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta unidade apresenta uma paisagem muito interessante, com uma identidade, que resulta sobretudo das particularidades do relevo e da forma como as comunidades humanas se adaptaram a ele, constituindo-se como um conjunto único em todo o Arquipélago, pela dimensão, abertura ao mar e disposição dos aglomerados urbanos. É uma paisagem ao mesmo tempo ampla e acolhedora, confinada pelo relevo do lado interior mas aberta sobre o mar a sul, harmoniosa e dando a sensação de um relativo isolamento em relação ao resto da ilha. [+]

Trata-se de uma unidade de paisagem que tem sido muito atingida por frequentes cheias e por problemas de erosão, pelo que, para além de uma cuidadosa localização de estruturas e infraestruturas, nunca deverá ser descuidada a manutenção do coberto vegetal nas encostas declivosas, a desobstrução das linhas de drenagem natural, a correção torrencial, incluindo, quando necessário e viável, a criação de bacias de retenção temporária de águas pluviais.