Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel | Unidades de Paisagem

SM12

Designação da unidade:
SM12 | Furnas
Concelhos:
Vila Franca do Campo, Povoação
Principais povoados:
Furnas
Área aproximada:
24 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade de paisagem corresponde à grande cratera que inclui a Lagoa das Furnas e, bem separado, um vale com a respetiva povoação. É uma área intensamente cultivada e muito diversificada, incluindo áreas agrícolas, pomares, matas, parques e jardins, originando um mosaico denso e bastante ordenado. A intensa humanização é visível não só no pequeno povoado mas, sobretudo, na agricultura, fruticultura e silvicultura ali praticadas. A grande fertilidade do solo, combinada com um clima muito favorável, origina uma exuberante vegetação, incluindo a arbórea. Esta área encontra-se classificada como Paisagem Protegida integrada no Parque Natural da Ilha de São Miguel. [+]

Esta paisagem representa um dos poucos casos de vulcanismo ativo, traduzido em inúmeras fumarolas que fazem borbulhar a água e a terra, emanando um intenso cheiro a enxofre, tanto no vale como junto à lagoa. Destacam-se as nascentes de diferentes tipos de águas [minerais e termais, algumas medicinais], bem como ribeiras caudalosas, com regime permanente, pouco comuns na ilha e no Arquipélago. A riqueza em águas medicinais justificou a construção de instalações balneares públicas de águas termais.

O interessante conjunto urbano das Furnas, com alguns edifícios de claro valor arquitetónico, bem como os parques construídos ou melhorados na segunda metade do século XIX, com destaque para o Parque Terra Nostra, associados a características microclimáticas especiais, de frescura e humidade, fazem com que, desde há muito, este lcal seja apreciado como uma das principais estâncias de veraneio e de interesse turístico da ilha.

Elementos Singulares

As Caldeiras da Lagoa das Furnas na margem norte da lagoa [ESSM8], e as Caldeiras do Vale das Furnas na zona oriental da freguesia [ESSM9], constituem duas pequenas áreas ocupadas por várias fumarolas com a água em permanente ebulição, a que estão associadas, no último caso, numerosas nascentes de águas termais e minerais gasocarbónicas. Para além da curiosidade geológica que atrai inúmeros visitantes, estas caldeiras têm sido utilizadas para diversos fins, nomeadamente a água da Caldeira Grande, que é canalizada para o edifício das Termas ou a que serve para cozer milho doce, uma tradição muito apreciada. Ainda mais apreciado é o famoso cozido das Furnas, confecionado em covas abertas no recinto das Caldeiras da Lagoa [ESSM8] e que constitui uma atração turística especial.

Pontos Panorâmicos

Miradouro do Pico do Ferro [PPSM 12.1], com panorâmica sobre a lagoa e o Vale da freguesia das Furnas. [+]

Miradouro do Salto do Cavalo [PPSM 12.2], com vistas interessantes sobre toda esta unidade.

Miradouro das Pedras do Galego [PPSM 12.3] com vista sobre toda a freguesia.

Junto à estrada regional, na margem nascente da lagoa, têm-se belíssimas perspetivas do plano da água, sobretudo ao nascer e ao fim do dia [PPSM 12.4].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta unidade de paisagem, muito diversificada, apresenta uma forte identidade natural e cultural, componentes que surgem fundidas de forma muito interessante. É uma área caracterizada por uma combinação única de fatores, onde os usos se organizam, no geral, de modo extremamente coerente, dando também lugar à manutenção de áreas pouco intervencionadas, o que, associado à variedade de situações ecológicas presentes, aponta para uma grande diversidade biológica, muito embora frequentemente associada a exotismos. As características desta unidade conferem-lhe uma grande riqueza do ponto de vista sensorial, sendo de destacar o encanto e a harmonia que resultam da combinação entre as espetaculares condições naturais e a sensível humanização aí desenvolvida ao longo de muitos anos. [+]

A já antiga utilização das Furnas como estância de veraneio dos micaelenses, associada ao seu elevado interesse turístico, justifica plenamente a aplicação de medidas rigorosas de ordenamento e de planeamento urbanístico no sentido de preservar e qualificar o conjunto de características únicas deste pequeno centro urbano.

Os graves problemas de eutrofização da água da lagoa justificaram a realização de estudos de caracterização e de propostas para a sua resolução, contidas no Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas. É urgente a concretização plena das medidas propostas, de modo a corrigir uma situação que pode comprometer de forma muito grave um valor natural excecional que tem uma utilização efetiva pelas comunidades locais e por grande número de visitantes.