Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel | Unidades de Paisagem

SM9

Designação da unidade:
SM9 | Serra de Água de Pau
Concelhos:
Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo
Principais povoados:
Caldeiras da Ribeira Grande
Área aproximada:
75 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade caracteriza-se por extensas encostas que envolvem a caldeira da Lagoa do Fogo [SM10], com altitude e morfologia diversificadas. O relevo apresenta-se suave a geralmente acidentado, com encostas declivosas nas vertentes exteriores da referida caldeira, entrecortadas por inúmeras linhas de água. Os frequentes nevoeiros impedem a fruição das vistas panorâmicas de enorme amplitude que se obtêm, nos dias de céu limpo, a partir de alguns pontos da encosta, sobre grande parte da costa sul, desde Lagoa / Ponta Delgada até Vila Franca do Campo e sobre toda a costa norte, desde Ribeira Grande até ao maciço das Sete Cidades. [+]

Dominam as pastagens compartimentadas, tanto por elementos inertes como naturais, surgindo também manchas de matos ricos em espécies da flora indígena e alguns maciços arbóreos de criptoméria. Nesta unidade, nascem várias ribeiras de regime permanente, de onde se destaca uma nascente de água mineral gasocarbónica em Lombadas, cuja água é comercializada. Destaque, também, para o conjunto de emergência de águas termais associadas a fumarolas, nas Caldeiras da Ribeira Grande [ESSM4], associadas a um pequeno núcleo de habitações de veraneio. Também merecem referência uma cascata e pequena lagoa de água quente, em volta da qual se encontra uma ambiência muito particular e apreciada.

Nesta unidade, é visível o enorme potencial geotérmico da ilha, com aproveitamento em duas centrais de produção de energia elétrica. Esta unidade contacta com a linha de costa a norte e a sul, sendo que a sul se encontra o aglomerado de Ribeira Chã.

Elementos Singulares

As Caldeiras da Ribeira Grande [ESSM4] localizam-se num vale de montanha com um conjunto de nascentes de águas termais associadas a fumarolas. Aqui existem cerca de uma dezena de casas de férias, muito utilizadas durante o verão, sobretudo desde os finais do século XIX até meados do século XX.

Pontos Panorâmicos

Miradouro de Santa Iria [PPSM 9.1]. [+]

Pico da Barrosa [PPSM 9.2], com panorâmicas sobre Lagoa/Ponta Delgada e Ilhéu de Vila Franca do Campo, na costa sul da ilha, e sobre toda a costa norte, desde Ribeira Grande/Ribeirinha até ao maciço das Sete Cidades.

Dois miradouros sobre a Lagoa do Fogo, na estrada regional, que abrangem parte desta unidade, mas sobretudo aquela Lagoa [PPSM 9.3] [PPSM 9.4].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Não sendo especialmente forte a identidade desta paisagem, é possível identificar algumas características que a particularizam face à envolvente, nomeadamente o relevo pronunciado nas encostas exteriores da Caldeira do Fogo que, associado ao frio e às frequentes névoas, se traduz num ambiente de montanha, situação comum às zonas mais elevadas de outras ilhas. [+]

Algumas das atividades desenvolvidas nesta unidade representam fortes ameaças ao nível da conservação do solo. A prática, agora interdita, do decapamento das leivas de vegetação natural para as estufas de ananases, bem como alguns arroteamentos de antigas zonas de matos para se instalarem pastagens e, eventualmente, matas, veio alterar drasticamente o coberto vegetal, dando origem a derrocadas e a importantes ravinamentos.

Com a criação da Reserva Natural da Lagoa do Fogo e da Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Serra de Água de Pau que se prolonga para fora da bacia hidrográfica da lagoa, ambas integradas no Parque Natural da Ilha de São Miguel, foi teoricamente controlada e evitada a sua degradação pela ação humana. No entanto, a erosão do solo ainda continua a fazer-se sentir, sobretudo nas zonas mais altas da unidade, onde é imprescindível assegurar uma drenagem controlada das águas pluviais muito abundantes e intensas, recorrendo, sempre que possível, à adequada utilização de vegetação.