Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel | Unidades de Paisagem

SM6

Designação da unidade:
SM6 | Encosta da Candelária
Concelhos:
Ponta Delgada
Principais povoados:
Várzea | Ginetes | Candelária | Feteiras
Área aproximada:
42 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade corresponde às vertentes sul e oeste do cone vulcânico das Sete Cidades. Relativamente à encosta norte [Encosta da Bretanha - SM1], estas são mais suaves, mais abertas e menos povoadas, com presença mais forte da pecuária em relação à agricultura. [+]

O mar em frente é uma referência constante, embora não se sentindo como muito próximo. As encostas são relativamente aplanadas, sobretudo nas zonas inferiores, acentuando-se o declive com o aumento da altitude e, consequentemente, os riscos de erosão. Nesta paisagem, destaca-se a presença de grotas muito profundas e bem revestidas de vegetação a partir das cumeeiras das Sete Cidades.

Abaixo dos 200 / 300 metros encontram-se essencialmente áreas agrícolas amplas, intercaladas com algumas pastagens, em parcelas pequenas a médias, compartimentadas por muretes de pedra seca ou sebes vivas. Acima daquela altitude dominam as áreas de pastagem e na zona mais alta da encosta encontram-se manchas de matos baixos a rasteiros, em solos geralmente húmidos ou cascalhentos.

O povoamento organiza-se linearmente, com os núcleos urbanos relativamente individualizados ao longo da estrada regional paralela à costa.

Elementos Singulares

A Ponta da Ferraria [ESSM3] é uma plataforma localizada um pouco acima do nível do mar, onde ocorre a descarga de nascentes termais no mar e em terra, tornando-a uma zona balnear muito procurada, especialmente após a recuperação do edifício termal que acolhe os visitantes. Destacam-se na paisagem as (arriba)arribas} circundantes, de grande altura, constituídas por rochas muito escuras, quase sem vegetação e de grande impacte visual. Esta zona corresponde a um delta lávico onde se encontra implantada uma pseudocratera litoral; a sua especificidade geomorfológica conduziu à classificação da área como Monumento Natural do Pico das Camarinhas – Ponta da Ferraria, integrado no Parque Natural da Ilha de São Miguel. Este é um dos locais de maior atividade sísmica da ilha.

Pontos Panorâmicos

Miradouro do Escalvado [PPSM 6.1], com ampla panorâmica a norte, sobre os Mosteiros [ESSM1] e Ilhéus dos Mosteiros [ESSM2] e a sul, sobre a Ponta da Ferraria [ESSM3]. [+]

Panorâmica do Miradouro da Vista do Rei [PPSM 6.2], para sul, sobre a encosta da Candelária com diversas grotas arborizadas ao longo das vertentes e o oceano ao fundo.

Miradouro da Ponte da Fonte Grande [PPSM6.3].

Miradouro localizado na estrada que liga Relva a Feteiras, de onde se obtém uma perspetiva sobre a costa e o aglomerado das Feteiras [PPSM 6.4].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

As sensações presentes nesta unidade são de uma tranquilidade geral, numa paisagem ampla e aberta, harmoniosa, embora se note uma errada dispersão de novas construções sobre as áreas agrícolas e a orla costeira. Os usos são em regra coerentes com as características naturais, à exceção de algumas áreas de pastagem em zonas demasiado declivosas, com risco permanente de erosão.