Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel | Unidades de Paisagem

SM3

Designação da unidade:
SM3 | Encosta Porto Formoso / Achadinha
Concelhos:
Ribeira Grande, Nordeste
Principais povoados:
Porto Formoso | São Brás | Maia | Lomba da Maia | Fenais da Ajuda | Lomba de São Pedro | Salga | Achadinha | Achada | Santana
Área aproximada:
104 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade de paisagem é essencialmente constituída por encostas altas, bastante declivosas, orientadas a norte, com uma forte relação visual com o mar, embora se trate de uma ligação distanciada devido à presença e à altura das arribas. [+]

Acima dos 200 metros de altitude, onde existem vários promontórios aplanados, dominam as áreas de pastagem, compartimentadas em parcelas tendencialmente retangulares por sebes de canas, que se prolongam até ao bordo da arriba que cai a pique sobre o mar. Abaixo desta altitude, encontram-se áreas agrícolas amplas, intercaladas com algumas pastagens, em parcelas pequenas a médias, divididas por muretes de pedra seca ou sebes vivas.

Na parte ocidental da unidade, sobranceira à Maia e São Brás, é de destacar a presença de plantações de chá que constituem uma raridade na Europa. Na parte oriental, as áreas agrícolas e de pastagem são por vezes interrompidas por grotas arborizadas e por algumas matas mistas de folhosas perenifólias, na transição para a unidade seguinte [Nordeste - SM4].

Trata-se de uma unidade onde o povoamento se desenvolve linearmente ao longo da costa, embora um pouco mais concentrado na Maia. É ainda de destacar o recente aglomerado ligado à praia do Porto Formoso, um dos mais importantes centros de veraneio da costa norte.

Elementos Singulares

As Plantações de Chá da Gorreana [ESSM7], cultura em tempos abundante e dispersa por extensas áreas, reduzem-se hoje aos núcleos da Gorreana e do Porto Formoso, únicos no contexto europeu. As plantações ocupam ainda vários hectares em encostas de média altitude, com relevo ondulado, em grandes parcelas, geralmente marginadas por sebes arbóreas. São notáveis as formas e volumes destas plantações, bem como as tonalidades de verde associadas aos jogos de luz e sombra. Parece existir nestas áreas uma grande variedade de aves, que enriquecem o ambiente com a diversidade de sons que emitem.

Pontos Panorâmicos

Do Miradouro de Santa Iria [PPSM 3.1] obtêm-se duas panorâmicas interessantes: zona da Baía de Santa Iria, entre Ponta do Cintrão e Ponta Formosa, e a linha de costa até Ponta da Ajuda e encosta adjacente, incluindo a declivosa zona da Ladeira da Velha. [+]

Do Miradouro do Salto da Farinha [Achadinha] [PPSM 3.2] pode observar-se uma impressionante panorâmica costeira de altas arribas rochosas.

Junto à estrada regional no final da Achada [PPSM 3.3] encontra-se a Cascata da Achada do Nordeste [PPSM 3.4] com vista sobre a ribeira e parque de merendas no lado oposto da estrada.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma paisagem com uma relativa grandiosidade, devido à sua morfologia, à dimensão das parcelas agrícolas, à presença e características das povoações e, principalmente, por causa da sua expressiva relação visual com o mar. [+]

Esta unidade é bastante rica do ponto de vista dos recursos hídricos. Algumas das linhas de água correspondem a grotas com evidentes problemas de erosão, fenómeno que também se verifica em algumas encostas de maior declive.

A diversidade de usos em termos de agricultura, pastagens e floresta deverá manter-se e merecer os apoios justificados para a conservação da sua sustentabilidade.

Há que ter em atenção a organização da rede urbana excessivamente dispersa, o que também passará pela melhoria da rede viária, que coloca problemas delicados ao nível de escala e de traçado, muito condicionado pelo relevo.