Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria | Unidades de Paisagem

SMA9

Designação da unidade:
SMA9 | Maia
Concelhos:
Vila do Porto
Principais povoados:
Maia
Área aproximada:
0,9 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

A Maia é uma unidade bem delimitada por arribas muito altas e de declive muito acentuado, no extremo oriental da ilha, onde o mar tem uma forte presença. Nestas encostas encontram-se patentes os efeitos da erosão, notando-se desmoronamentos mais ou menos recentes. Destaca-se a existência de algumas parcelas de terra arável, dominando, contudo, a cultura da vinha nas encostas com socalcos, em (currais de vinha)currais}, à semelhança do tipo de paisagem de São Lourenço. De facto, sempre que o declive o permite, surgem aqui pequenas parcelas de terreno armado em socalcos que conferem à paisagem uma intensa humanização. [+]

O povoamento dispõe-se linearmente ao longo da estrada paralela ao mar, na base da encosta. No local existe uma zona balnear, com uma piscina natural, muita procurada na época estival. Existe também um pequeno porto de pesca e uma zona de pesqueiro assinalada, a Baixa do Coelho. Nesta unidade de paisagem encontra-se a cascata do Aveiro, com cerca de 80 metros de altura, uma das maiores do país.

Elementos Singulares

A Ponta do Castelo [ESSMA6] é um promontório rochoso alcantilado sobre o mar no extremo sudeste da ilha, provido de um farol denominado o Farol de Gonçalo Velho, que iniciou o seu funcionamento na década de 20 do século passado. A sua implantação particular e localização privilegiada, assim como a singularidade dos acessos, conferem-lhe características únicas. A Ponta do Castelo é ainda uma Zona Especial para a Conservação da Natureza, devido à presença nas falésias de flora endémica da Macaronésia e às praias de calhau rolado na sua base, onde a vegetação endémica de características mais xéricas tem condições para ocorrer. Nas imediações da Ponta do Castelo encontra-se uma antiga Vigia da Baleia recuperada, e no sopé do promontório, na Baixa do Sul, localizam-se um portinho e as ruínas de uma antiga exploração baleeira desativada.

Pontos Panorâmicos

Da Ponta do Castelo [ESSMA6; PPSMA 9.1], em especial no Farol da Maia, avista-se a enseada, o povoado da Maia e a imensidão do oceano. Avista-se também a Baixa do Sul e a área classificada como Zona Especial para a Conservação da Natureza.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Tal como nalgumas outras unidades de paisagem desta ilha, houve aqui uma forte interligação Homem-Natureza a partir do século XVI, com a construção dos quartéis e socalcos para a plantação da vinha nas encostas mais ou menos íngremes. O seu relativo abandono atual retira valor à paisagem apesar de, nalgumas áreas, se manterem vinhas bem conservadas. [+]

Esta paisagem assemelha-se à da Baía de São Lourenço [SMA7], com uma forte identidade, apesar de não ser tão espetacular. Contudo, é importante considerar a área envolvente da baía nesta composição, especialmente a Ponta do Castelo [ESSMA6] e os quartéis de vinha que a antecedem, resultando num conjunto de elevado interesse natural e cultural. Trata-se de uma paisagem rara e a ela se associam sensações de beleza e de tranquilidade.

Deverá equacionar-se a recuperação da cultura da vinha nos quartéis e socalcos, no sentido de obter vinhos de qualidade, desde que, de forma sustentável e economicamente rentável, possivelmente num sistema integrado de exploração vitivinícola com outras áreas da ilha, a que se poderá aliar a exploração turística sustentada.