Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria | Unidades de Paisagem
SMA6
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM
Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem
- Azenhas - RO
- Santa Bárbara - RO
- Santo Espírito: igreja barroca de Nossa Senhora da Purificação - RC
É uma unidade onde o relevo é bastante ondulado e a relação com o mar é quase nula, existindo uma clara sensação de interioridade, o que é bastante raro nos Açores. Destaca-se a forte presença da agricultura, mais do que em qualquer outra unidade da ilha, muito diversificada, em plena atividade e, no geral, corretamente ordenada. Os terrenos [incluindo alguns socalcos nas encostas] encontram-se revestidos por vegetação com diferentes texturas e tons de verde, transmitindo uma sensação de fertilidade e de frescura. [+]
O povoamento surge muito disperso, associado às parcelas agrícolas, embora Santa Bárbara, e um pouco também Santo Espírito, constituam núcleos urbanos mais ou menos concentrados, mas rodeados de alguma dispersão por entre áreas agrícolas entremeadas por pequenas matas.
A arquitetura tradicional é muito característica, correspondente a uma tipologia com alguns aspetos próximos da arquitetura tradicional da região Saloia, o que transmite à paisagem um carácter especial. São de realçar os volumes compactos das habitações rurais e as características chaminés prismáticas, assim como a peculiar disposição dos núcleos rurais entre si e em relação às vias de comunicação.
Pontos Panorâmicos
Vistas sobre alguns vales com paisagem agrícola diversificada, correspondendo a um relevo mais ou menos acidentado, com manchas arbóreas ou de pastagem, na zona de Santa Bárbara e a norte desta [PPSMA 6.1].
Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem
Trata-se de uma paisagem com um carácter bastante forte, tanto associada aos fatores físicos como humanos. É de referir a particular relevância da componente cultural desta paisagem, que se destaca e a diferencia das restantes unidades de paisagem da ilha. [+]
Apresenta uma diversidade e coerência de usos significativa, de que resulta uma paisagem em equilíbrio, pelo menos no que diz respeito à sua componente cultural. São de realçar sensações de harmonia, ordem e frescura.
A enorme dispersão do povoamento, de certo modo conveniente e agradável aos seus moradores, representa encargos financeiros e dificuldades técnicas acrescidas em termos de equipamento social e de infraestruturas, pelo que deverá ser bem equacionada a continuação deste tipo de ocupação, sem que se percam os valores culturais e o carácter existentes.