Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge | Unidades de Paisagem
SJ6
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM
Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem
- Encosta da Fajã das Almas - RO
- Igreja da Ribeira Seca - RO
- Pastagens e matos nas imediações de Calheta - JMM
- Porto da Calheta - JMM
- Fajã das Almas – SIARAM
Trata-se de uma unidade fundamentalmente constituída por uma encosta exposta a sul e declivosa, com uma extensa plataforma na base onde se localiza a Fajã Grande e a vila da Calheta - e topos mais aplanados intercalados por encostas íngremes, onde dominam, respetivamente, as pastagens e os matos. [+]
A unidade é marcada pela presença do segundo núcleo urbano da ilha, a vila da Calheta, pontuada por alguns relativamente grandes equipamentos e infraestruturas portuárias, bem como pela dispersão do povoamento, acompanhando as estradas e caminhos até aos 300 metros de altitude. Em Fajã Grande/Calheta a linha de povoamento mantém-se paralela à costa, enquanto na Ribeira Seca/Silveira, ele é mais rarefeito, organizando-se através de caminhos ramificados que acompanham vários cursos de água, antes servidos por azenhas agora abandonadas.
Paisagisticamente esta unidade mantém uma certa continuidade com a correspondente às Pastagens do Topo [SJ7], mas diferencia-se desta pela existência de aglomerados urbanos, de linhas de água com regime torrencial e por uma presença de áreas agrícolas na envolvência dos aglomerados.
Nesta unidade encontra-se também integrada a Fajã das Almas e a encosta declivosa que domina este povoado, que se caracteriza pela presença de vegetação endémica característica de baixas altitudes e de zonas costeiras, encontrando-se aqui um núcleo significativo da rara vidália [Azorina vidalii]. Esta zona de costa é também importante para a nidificação de aves marinhas e está classificada como Área Protegida para Gestão de Habitats ou Espécies da Fajã das Almas que integra o Parque Natural da Ilha de São Jorge.
Pontos Panorâmicos
Miradouro sobre a Fajã das Almas [PPSJ 6.1], com uma extraordinária panorâmica que inclui o povoado, a encosta e o oceano. [+]
Miradouro situado na estrada que liga Calheta a Silveira, de onde se observam amplas vistas sobre a encosta declivosa [PPSJ 6.2].
Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem
Esta unidade apresenta uma forte dinâmica inerente ao facto de se tratar de uma paisagem dominada por encostas íngremes, com algumas ribeiras temporárias de regime torrencial e com elevados riscos de erosão. É simultaneamente bela e agreste, quer pelo acidentado do relevo, quer pelo coberto vegetal, que deverá ser preservado, para assegurar a conservação do património botânico e a proteção dos solos contra a erosão. [+]
Com grande diversidade vegetal e reduzida ocupação humana, especialmente na zona da Fajã das Almas, o uso do solo é aqui coerente com a sua aptidão, devendo a gestão desta paisagem procurar manter as suas características naturais e controlar a ocupação edificada do litoral.