Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Jorge | Unidades de Paisagem
SJ5
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM
Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem
- Norte Pequeno - NG
Esta unidade situa-se numa zona de encosta exposta a nordeste, pouco inclinada mas de relevo acidentado, marcada por diversas linhas de água de regime torrencial e onde dominam as pastagens em parcelas muito irregulares, limitadas por muretes de pedra seca ou sebes de urze, com intrusões de mato. A leste a presença dos matos é mais sensível, intercalados com algumas pastagens que sobem até altitudes mais elevadas. [+]
Caso excecional em todos os Açores, onde o povoamento é em regra costeiro e abaixo dos 200 metros, esta unidade possui alguns povoados localizados a altitudes superiores a 350 metros, ou mesmo acima dos 500 metros, como acontece em Toledo e Santo António. A escolha destes locais, onde o conforto humano é afetado negativamente pela excessiva humidade do ar, nevoeiros, chuva, frio e vento, só se justifica pela impossibilidade dos seus habitantes poderem dispor de terras de cultivo em locais mais amenos.
As diversas linhas de água, de regime temporário torrencial, atravessam a encosta no sentido do maior declive, contribuindo para que os processos erosivos se concentrem a oeste de Norte Grande e afetem cerca de metade da área da unidade.
Pontos Panorâmicos
Miradouro com uma impressionante panorâmica sobre a Fajã do Ouvidor, a encosta e o oceano [PPSJ 5.1].
Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem
As sensações associadas a esta paisagem estão muito dependentes das condições climatéricas, sendo frequentes as emoções resultantes da grande beleza, calma e frescura quando o tempo está ameno e, pelo contrário, de grande desconforto quando ocorrem os frequentes nevoeiros e ventos sobre a costa norte da ilha. A ligação com o oceano é apenas visual e longínqua devido à diferença de altitudes e à presença do alto bordo das arribas costeiras. [+]
Esta é uma paisagem com uma relativa identidade, resultante sobretudo da presença invulgar de povoados de altitude. A gestão desta unidade deverá ter uma atenção especial ao controlo da erosão, principalmente na parte superior, mais declivosa, e ao longo das linhas de água.