Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira | Unidades de Paisagem
T7
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM
Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem
- Caldeira de Guilherme Moniz - JMM
- Caldeira de Guilherme Moniz – SIARAM
A Caldeira de Guilherme Moniz, a maior dos Açores, é uma caldeira vulcânica de grande dimensão integrada no vulcão central com o mesmo nome, fortemente erodido, que domina a zona central da ilha. No fundo aplanado predominam amplas áreas de matos macaronésicos e algumas pastagens. Nas áreas mais declivosas, correspondentes às encostas periféricas e cumeadas, encontram-se matas de criptoméria. [+]
Esta caldeira constitui uma das principais zonas de recarga dos aquíferos da ilha, encontrando-se classificada como Área Protegida para a Gestão de Recursos, integrada no Parque Natural da Ilha Terceira, pela sua importância para a preservação de um recurso essencial em pequenas ilhas vulcânicas isoladas - a água - num espaço insular onde os problemas de escassez deste bem se fazem sentir com alguma regularidade.
A drenagem das águas é por vezes insuficiente, dando origem à formação de turfeiras, sendo facilmente percetível o encharcamento a que estão sujeitos os solos, tanto pela presença de pequenas {(lagoa)lagoas – uma delas subterrânea – como pelas espécies vegetais presentes e a coloração que apresentam. Provavelmente por este motivo, e por alguma sensibilidade por parte da população relativamente ao importante papel que esta área e estas comunidades particulares de vegetação representam para a preservação das reservas de água, as pastagens têm aqui uma reduzida expressão, em contraste com muitas outras áreas da ilha a altitudes semelhantes e com maiores declives. De facto, a permanência dos matos macaronésicos e das turfeiras assegura a recarga em água do complexo vulcânico de Guilherme Moniz.
Pontos Panorâmicos
Estrada que atravessa o fundo da Caldeira [PPT 7.1]. [+]
Uma boa panorâmica pode obter-se do alto da Serra do Morião [PPT 7.2], com ampla visão sobre a própria Caldeira.
Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem
É uma paisagem interessante pela escala acolhedora e homogeneidade que apresenta, limitada em termos de horizontes e onde a dimensão natural da paisagem assume especial preponderância e transmite uma sensação de tranquilidade. [+]
Os usos presentes são, no geral, coerentes com as características biofísicas, à exceção da plantação de criptomérias em áreas excessivamente declivosas e onde o solo se apresenta com uma elevada erodibilidade. Este aspeto deverá ser tido em conta, pois a erosão das vertentes poderá influenciar os restantes sistemas presentes na Caldeira.
A unidade é especialmente diversificada em termos florísticos, incluindo turfeiras, que merece especiais cuidados em termos de conservação.