Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira | Unidades de Paisagem
T5
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM
Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem
- Casa típica nos arredores de Angra do Heroísmo - RC
- Lagoa das Patas - IA
- Vista da Serra de Santa Bárbara sobre o litoral - RO
Esta unidade é constituída pela encosta sul e poente da Serra de Santa Bárbara, estendendo-se desde o cume desta serra, a 1021 metros de altitude [ponto mais elevado da Terceira], até à costa, entre a Ponta do Queimado, no extremo ocidental da ilha, e o Porto Negrito, a sul. [+]
Trata-se de uma extensa encosta, de relevo relativamente suave, onde se encontra uma sucessão de freguesias, com um povoamento linear, contínuo e pouco denso ao longo da estrada regional e litoral. A encosta é menos declivosa nas zonas mais baixas, onde predominam amplas áreas agrícolas. Com o aumento da altitude e do declive, até quase ao cimo da serra, seguem-se-lhes as pastagens em parcelas pequenas a médias, compartimentadas por muretes de pedra seca ou sebes vivas. O Caminho de Cima separa as áreas agrícolas das pastagens, estas nas zonas a montante, mais húmidas e geralmente mais inclinadas. Na parte superior da encosta há uma estreita faixa de mata de criptoméria que circunda externamente a Caldeira de Santa Bárbara e os matos baixos constituídos por vegetação natural da sua cumeeira.
Apenas em alguns dias se vê na totalidade esta encosta, uma vez que é frequente o topo da Serra de Santa Bárbara se encontrar encoberto por nuvens.
Pontos Panorâmicos
Do Miradouro da Serreta [PPT 5.1] alcança-se uma boa panorâmica da costa e do oceano, donde se avista a Graciosa e São Jorge. [+]
Na estrada regional do litoral, destacam-se diversos pontos com boas panorâmicas sobre a Serra de Santa Bárbara, nomeadamente entre São Bartolomeu, Cinco Ribeiras e Santa Bárbara [PPT 5.2 e PPT 5.3].
Da estrada que sobe ao cume da Serra de Santa Bárbara também se desfrutam boas panorâmicas até à costa sul, com o oceano ao fundo [PPT 5.4]. A melhor panorâmica é a que se observa do topo da serra, na direção da costa sudoeste e sul da ilha, desde Doze Ribeiras até ao Monte Brasil.
Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem
Esta paisagem, apesar de não apresentar uma identidade de especial destaque, contém características específicas, nomeadamente a extensa linha de povoamento ao longo da costa e o zonamento muito claro da encosta, em função da altitude e das condições climáticas que lhe estão associadas, e que permite distinguir as parcelas agrícolas das pastagens, das matas e dos matos. Esta distribuição é no geral coerente, o que aponta para algum interesse em termos biológicos, sobretudo nas zonas menos humanizadas e de maior altitude. É uma paisagem ampla e aberta, tanto no que se refere à relação visual com a encosta da Serra de Santa Bárbara como com o oceano. [+]
Verifica-se em grande parte desta unidade de paisagem intensos processos erosivos, processos esses que foram reduzidos com o revestimento vegetal permanente das zonas superiores mais declivosas. Nota-se uma certa expansão recente das pastagens, a qual não deve ser encorajada, porque ela implica uma redução da biodiversidade nas zonas de maior altitude e das áreas agrícolas.
Nalgumas zonas mais expostas ao vento, seria vantajoso instalarem-se sebes arbóreas nos limites dos cerrados e courelas ou ao longo de estradas e de cursos de água.
A instalação de vegetação natural de porte arbustivo e arbóreo nas cumeadas de maior altitude, usando espécies que suportem as condições de grande intensidade de ventos que habitualmente se fazem sentir nestas situações, por exemplo urzes [Erica azorica], poderia também beneficiar a paisagem no seu todo, uma vez que aumentar-se-ia a capacidade de retenção da água em altitude e promovia-se a sua infiltração, diminuindo os problemas de erosão do solo.