Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria

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SMA1

Designação da unidade:
SMA1 | Plataforma Ocidental
Concelhos:
Vila do Porto
Principais povoados:
Vila do Porto | Aeroporto | Santana | Pedras de São Pedro
Área aproximada:
27 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

A paisagem desta unidade é aberta ao mar e ao horizonte, é plana, baixa e compartimentada com muros de pedra seca que conformam extensas parcelas de grandes dimensões. A presença do mar é pouco expressiva uma vez que na linha de costa dominam as arribas de média dimensão. Destaca-se uma forte sensação de aridez e secura, que se conjuga com a fraca fertilidade do solo, onde dominam os pastos ralos e pobres, e onde a vegetação mediterrânica, de características mais xéricas, tem condições para ocorrer. Esta foi uma zona cerealífera, por excelência, ainda evidente através da atual ocupação do solo, na amplitude das parcelas agrícolas, na vegetação existente e no tipo de compartimentação. A quase ausência de elementos arbóreos sobre esta plataforma que se eleva do mar, exposta ao vento, transmite simultaneamente uma sensação de desabrigo, e uma certa tranquilidade e monotonia quando não há vento. [+]

A presença do aeroporto, construído em meados da segunda guerra mundial [1939-1945], com áreas limítrofes degradadas, evidencia a importância desta estrutura num passado relativamente recente, bem como toda a dinâmica económica e social a ela associada, transmitindo agora uma sensação de abandono e de nostalgia. O conjunto urbano denominado «bairro do aeroporto» conforma uma pequena cidade-jardim, inicialmente edificada pelos norte-americanos e retomada depois por arquitetos nacionais, nomeadamente por Keil do Amaral, que trabalhou no plano geral de urbanização e na adaptação de diversos edifícios ao uso civil.

Merece destaque a presença de Vila do Porto, que “...corre em fio na perpendicular do mar, entre duas precárias ribeiras, ao cimo de uma lomba” [Melo, 2000], cujo centro histórico tem um estatuto de proteção devido ao elevado interesse patrimonial, apesar de se encontrar muito degradado.

Elementos Singulares

O Ilhéu da Vila [ESSMA1] é uma importante colónia de aves marinhas onde nidificam populações de garajaus e cagarros, situado a pouco mais de duas centenas de metros da costa, a poente de Vila do Porto, sendo classificado Zona de Proteção Especial [espaço que integra também a costa adjacente]. Tem cerca de 380 metros de comprimento, 150 de largura e uma forma aplanada, com uma altitude máxima de 60 metros.

Pontos Panorâmicos

Pela extensão e planura, rara ou única em todo o Arquipélago, é notável a panorâmica observada de Santana [PPSMA1.1] ou Saramago [PPSMA1.2] na direção do aeroporto e da zona adjacente que, a norte, se prolonga até ao mar.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Esta unidade de paisagem não apresenta uma identidade particular, percebendo-se até um certo abandono e degradação, tanto no que se refere à área do Aeroporto, como à própria Vila, sobretudo no centro histórico. Os usos presentes, ainda que com alguma coerência, estão limitados pelos recursos físicos. É uma paisagem que não é comum nos Açores, por ser bastante seca, plana e monótona ao nível das sensações associadas. Por outro lado é de destacar a persistência de património edificado notável, tanto de épocas mais recuadas como de outras mais recentes, de que são exemplo alguns elementos da arquitetura ou o traçado de herança medieval do núcleo antigo, mas também da arquitetura modernista e industrial da primeira metade do século XX. A recuperação de alguns destes elementos arquitetónicos seria uma elevada mais-valia para a interpretação de diversos momentos cruciais da história do Arquipélago.  [+]

Trata-se de uma paisagem que tem sido alterada nos últimos anos pela introdução de algumas construções, muitas delas com localização dispersa e volumetria especialmente desequilibrada relativamente ao conjunto. A qualidade dos projetos de arquitetura para novas construções, especialmente as que se destaquem na paisagem, como é o caso de estruturas hoteleiras, deverão obedecer a critérios de qualidade mais rigorosos, de forma a contribuírem para a valorização da paisagem. Para além disso, a área do aeroporto, onde se inclui o bairro que constitui um caso único nos Açores em termos arquitetónicos/urbanísticos de influência americana, deverá ser objeto de uma reabilitação que permita corrigir a desvalorização da paisagem que atualmente representa. 

Nesta unidade exposta aos rigores climáticos, isto é, calor no verão e vento no inverno, teria cabimento a concretização de um projeto de compartimentação com sebes arbóreas, a qual contribuiria para amenizar o clima local e reduzir fenómenos de erosão eólica.

A conservação do solo e a definição de um encabeçamento mais adequado são aspetos fundamentais para a gestão da paisagem, o que pressupõe uma diversificação de usos agrícolas e florestais.