Este item permite proceder à divulgação dos objetivos de qualidade de paisagem e das orientações para a gestão da paisagem dos Açores, com base nas paisagens identificadas, incluindo as respetivas caracterizações, elementos singulares e pontos panorâmicos, promovendo o conhecimento adquirido e o acompanhamento das políticas públicas de paisagem.
Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | RAA
Apresentação e Ficha Técnica
Apresentação
O trabalho agora apresentado constitui o resultado da revisão e atualização do Estudo de Identificação e Caracterização das Paisagens dos Açores [desenvolvido em 2001 pelo então Departamento de Planeamento Biofísico e Paisagístico da Universidade de Évora], editado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar [SRAM] da Região Autónoma dos Açores em 2005 com vista à sua publicação. [+]
O presente estudo decorreu entre 2011 e 2012, tendo sido financiado maioritariamente pelo Programa PCT-MAC 2007-2013 no âmbito do projeto EP@M – Sistemas de Estações da Paisagem da Macaronésia.
A equipa a cargo do estudo incluiu membros da equipa do estudo anterior e novos elementos que trouxeram novos contributos. A equipa é interdisciplinar, constituída por técnicos e especialistas nas áreas da arquitetura paisagista, história de arte, biologia e sistemas de informação geográfica. A Direção Regional do Ambiente foi acompanhando continuamente o trabalho desenvolvido, com inúmeros e circunstanciados comentários, críticas e sugestões aos relatórios de progresso que lhe foram sendo entregues.
A publicação agora apresentada tem a paisagem como tema central de análise, no sentido da sua caracterização e apreciação, associando-lhe um conjunto de indicações quanto a valores e degradações, ameaças e orientações para a gestão da paisagem. Relativamente à edição anterior acrescenta os resultados de um processo que envolveu diferentes instituições a nível regional e local com vista à definição de uma estratégia regional de paisagem no âmbito da Convenção Europeia da Paisagem, donde resultou a definição de Objetivos de Qualidade de Paisagem e de Orientações para a Gestão da Paisagem dos Açores, através da publicação da Resolução n.º 135/2018, de 10 de dezembro, o que se constitui como um marco pioneiro em Portugal.
O presente texto resulta de um trabalho de síntese desenvolvido sobre o Relatório Final do projeto, tentando adaptar os aspetos de carácter excessivamente técnico e pormenorizado aos objetivos de divulgação a um público mais vasto, transmitindo a importância dos valores paisagísticos e favorecendo um novo entendimento acerca da paisagem açoriana.
Ficha Técnica