Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Corvo

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Corvo | Unidades de Paisagem

C4

Designação da unidade:
C4 | Vila do Corvo
Concelhos:
Corvo
Principais povoados:
Vila Nova do Corvo
Área aproximada:
1 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

A paisagem que esta unidade define inclui, defronte da ilha das Flores, a plataforma onde se insere a vila do Corvo e as áreas agrícolas a oeste, sendo limitada a norte pela base da encosta e a sul pela linha de costa, o que acentua a forte relação da vila com o mar. Tendo uma implantação a altitude relativamente baixa, o acesso ao mar é facilitado, nos diversos portos existentes e no Portinho da Areia, onde se localiza um pequeno areal. [+]

Esta unidade está fortemente marcada pela presença de Vila Nova do Corvo, aglomerado urbano do tipo concentrado, implantado na única plataforma da ilha com dimensão suficiente para suportar um assentamento humano, mesmo que reduzido. Aqui residem os cerca de 430 habitantes da ilha.

Nesta minúscula escala de paisagem relativamente à imensidão de oceano que a envolve, destaca-se o casario [que ainda inclui algumas casas em pedra] e o mosaico de reduzidas parcelas agrícolas, compartimentadas por muretes de pedra seca, minuciosamente aproveitadas na zona entre a vila e a pista do aeródromo. Estas parcelas incluem uma grande diversidade de culturas agrícolas e hortícolas, apresentando-se portanto com uma variedade de cores e tonalidades que contrastam com a encosta a norte, muito mais imponente em termos de relevo mas uniforme na ocupação. É a face humana do Corvo, onde quase tudo acontece – onde se chega e de onde se parte, por mar ou por via aérea. É também aqui que se produzem alimentos e se moíam os cereais [em três moinhos junto à costa, a sul, atualmente desativados]. Vão surgindo algumas novas habitações dispersas relativamente ao núcleo mais antigo da vila, chegando mesmo a surgir isoladas, com formas modernas e volumes que parecem desproporcionados face ao conjunto da unidade. Por outro lado, há construções abandonadas e a sua degradação é fator de desvalorização da vila e da paisagem em que se insere.

Pontos Panorâmicos

Do miradouro situado num ponto alto sobre a vila do Corvo [PPC 4.1], na estrada serpenteante que segue para o Caldeirão [C2], pode observar-se uma panorâmica geral de quase toda a unidade de paisagem e do povoado em particular, permitindo ler e compreender a sua estrutura e organização, bem como a forte relação com a ilha fronteira.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Não sendo uma paisagem rara no contexto açoriano, esta unidade assume uma identidade muito particular devido ao contexto especial em que ocorre: a dimensão da ilha, a sua posição extrema no Arquipélago, a sua escassa população e o seu isolamento. Aqui concentra-se um conjunto de usos que inevitavelmente têm de se localizar na única superfície aplanada e mais abrigada da ilha. É uma paisagem que transmite uma forte sensação de restrição física e, ao mesmo tempo, leva a admirar e a respeitar a capacidade de adaptação e de resistência a condicionantes tão adversas, demonstrada por uma comunidade ao longo de séculos. [+]

Apesar de se perceber que os principais elementos que estruturam a paisagem, a vila e a área agrícola, têm raízes antigas que se vêm mantendo sem grandes alterações, outros aspetos traduzem uma dinâmica mais recente e são indicadores de algumas melhorias ao nível das infraestruturas e dos equipamentos. Tal dinâmica deve, contudo, levar à definição de regras de ordenamento e gestão que evitem a excessiva dispersão de edifícios e promovam a integração paisagística de novas construções. Por outro lado, a manutenção das áreas agrícolas é um aspeto importante a considerar, não só devido à produção de frescos de qualidade como, também, para preservar a identidade cultural e paisagística da unidade.