Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Corvo

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Corvo | Unidades de Paisagem

C1

Designação da unidade:
C1 | Arribas
Concelhos:
Corvo
Principais povoados:
-
Área aproximada:
5 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Unidade de paisagem constituída por altas arribas negras e ásperas que caem na vertical desde o rebordo superior do Caldeirão [C2] até ao mar. De aspeto tenebroso, tanto pelo escuro da lava que se mostra numa superfície descarnada, na sequência dos processos erosivos, como pelo facto de estarem frequentemente ensombradas [orientadas sobretudo a norte e a nordeste], estas arribas são raramente percebidas, uma vez que do interior da ilha não é possível avistá-las – apenas do mar ou do ar se pode tomar contacto com tão imponente linha costeira. [+]

Nos locais onde a erosão deu origem a pequenos e irregulares terraços que permitem o depósito de alguns materiais soltos, o negro alegra-se com o verde de algumas espécies vegetais, em bolsas de solos húmidos ou rocha mais ou menos desagregada, aliviando um pouco a sensação de inerte, presente neste meio inóspito e fortemente assolado pelo vento.

É uma unidade desprovida de qualquer vestígio de humanização, podendo uma aproximação por mar fazer crer tratar-se de uma ilha despovoada. Nestas escarpas rochosas habitam, porém, inúmeras espécies de aves.

Elementos Singulares

O Ilhéu da Ponta do Marco [ESC1] é um pequeno rochedo situado junto à costa norte da ilha, associado a uma lenda de que aí teria existido, desde tempos ancestrais, a estátua de uma figura equestre apontando à navegação o caminho da América – como em tempos referiu Damião de Góis – lenda cuja veracidade nunca foi comprovada.

Pontos Panorâmicos

Do rebordo da Caldeira [PPC 1.1], nalguns pontos acessíveis virados para o mar, pode ter-se uma perceção do impressionante abismo da encosta sobre o mar.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma paisagem de identidade bem marcada, completamente natural, por essa razão bastante rara e transmitindo uma sensação algo mística de natureza selvagem. A dinâmica desta paisagem é apenas resultante da erosão, essencialmente marinha mas também pela água das chuvas e pelo vento, únicos fatores transformadores. A numerosa avifauna presente é a única fonte de movimento aqui presente.