Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Faial

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Faial | Unidades de Paisagem

F3

Designação da unidade:
F3 | Vertente Ocidental da Caldeira e Cabeços
Concelhos:
Horta
Principais povoados:
Fajã da Praia do Norte
Área aproximada:
19 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Unidade de paisagem constituída pela vertente poente da Caldeira, com vários cones vulcânicos secundários, ou picos, mais ou menos alinhados na direção este-oeste e entrecortada na zona superior, mais inclinada, por várias grotas arborizadas. A média encosta inflete para norte e para sul até ao mar, através de uma zona de mistério coberta por matos, de declive regular e pouco acentuado, que estabelece a transição para a área escura e árida dos Capelinhos. Em toda a unidade o mar [apesar de estar mais ou menos longínquo] e a Caldeira são dois elementos de forte referência. [+]

De uma forma geral, os usos do solo nesta unidade encontram-se distribuídos de acordo com a altitude, sendo o litoral ocupado principalmente por campos agrícolas e pastagens, mas onde também se verifica a existência de matos costeiros nativos e endémicos, estes últimos com estatuto de proteção. As zonas de meia encosta têm principalmente matas enquanto as de maior altitude se encontram cobertas por matos e por algumas pastagens. Na envolvente de Fajã da Praia do Norte [ESF1], dominam as vinhas. Este é um povoado com um pequeno núcleo central mais ou menos concentrado, onde se destaca um conjunto de adegas e de casas de férias dispersas pela encosta branda, entre vinhas e matos.

Elementos Singulares

A Fajã da Praia do Norte [ESF1] é um povoado perto do mar, onde predominam adegas e casas de férias dispersas, em zona de mistério, entre matos e vinhas, numa encosta suave junto ao desnível acentuado que faz a transição abrupta para a Praia do Norte, já a uma altitude superior a 200 metros. Trata-se de um conjunto de notável harmonia e com uma escala humana muito agradável, junto a uma boa praia, a Praia da Fajã, de areia preta que chega ao sopé de uma alta arriba.

Pontos Panorâmicos

Pode obter-se uma boa perspetiva de quase toda a unidade a partir do limite superior, no bordo ocidental da Caldeira [PPF 3.1]. [+]

Do Miradouro da Costa Brava [PPF 3.2], situado a 320 metros de altitude, no alto da falésia a pique, obtém-se uma ampla panorâmica da costa noroeste, da Baía da Ribeira das Cabras e da zona de mistério.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma paisagem diversificada, ampla, aberta, com reduzida edificação e com uma vasta área de vegetação natural, estável na zona de mistério e sujeita a fenómenos erosivos nas zonas declivosas das encostas da Caldeira e dos cones secundários. Esta paisagem resulta, numa primeira fase, da erupção da Caldeira e, posteriormente, também da dos cones secundários, onde se inclui a erupção de 1672, que cobriu de manto basáltico os terrenos de menor altitude que atualmente constituem a zona de mistério. [+]

Os diferentes usos atualmente presentes nesta unidade de paisagem são no geral coerentes com as suas aptidões naturais, podendo, no entanto, ser mais diversificados e cuidados relativamente à defesa contra a erosão, particularmente sensível nas zonas superiores, mais próximas do bordo da Caldeira, com declives acentuados e com a presença de grotas. Neste sentido será negativa a substituição de matos naturais por pastagens artificiais e por povoamentos florestais de exóticas. Também se prevê riscos de degradação no caso de se verificar um crescimento das atividades turísticas na envolvente da Fajã e da sua praia sem consideração pelos valores presentes.

Com exceção da Fajã da Praia do Norte, esta unidade de paisagem é a que tem na ilha a menor presença humana, uma vez que quase só é atravessada de passagem para os Capelinhos ou objeto de curtas paragens para gozo de umas horas nos parques florestais e de merendas. Para além da conservação do património natural e do melhor aproveitamento dos recursos presentes, as orientações para a gestão desta unidade de paisagem devem pautar-se pela valorização do núcleo da Fajã da Praia do Norte, no sentido de tirar o melhor partido de uma ambiência tão especial sem a banalizar e destruir através de construções, vias ou outras infraestruturas desintegradas.