Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Santa Maria | Unidades de Paisagem

SMA4

Designação da unidade:
SMA4 | Serra do Pico Alto
Concelhos:
Vila do Porto
Principais povoados:
-
Área aproximada:
12 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade abrange a zona de maior altitude e de relevo mais pronunciado da ilha, culminando no Pico Alto e em outras oito elevações de altitude significativa.  [+]

A elevada humidade e a menor temperatura, comparativamente às unidades envolventes, proporciona-lhe uma vegetação mais pujante, com domínio de matas relativamente diversificadas e alguns matos. Nestas condições, a aptidão dos solos para as culturas agrícolas é reduzida, condicionando também a presença humana, como sucede, aliás, nas maiores altitudes das restantes ilhas. 

Pelo contrário são beneficiados os ecossistemas naturais, pelo que nesta unidade de paisagem se verifica a persistência de vegetação endémica de características únicas no panorama da ilha, há muito desaparecida no restante território devido à ocupação humana. Aqui a vegetação é mais próxima da vegetação natural do restante Arquipélago. Considerando a provável diferenciação da vegetação endémica e nativa por ilha ou grupos de ilhas, que se reflete tanto nas próprias plantas como na fauna de artrópodes e outros insetos associada, é possível ter a perceção da importância destas raras manchas de vegetação natural, que estiveram na origem da criação recente de uma área classificada [Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Pico Alto integrada no Parque Natural da Ilha de Santa Maria]. 

Do cimo do Pico Alto podem observar-se amplas panorâmicas sobre toda a ilha e mar envolvente, e apreciar a exuberância do azul e do verde dominantes. Deste pico tem-se a perceção do contraste entre a parte oriental da ilha, mais alta, húmida, acidentada e diversificada, e a ocidental, mais baixa, seca, plana e menos diversificada.

Pontos Panorâmicos

As amplas panorâmicas observadas a caminho do Pico Alto [PPSMA 4.1] e no seu cume, permitem abarcar quase toda a ilha e o mar envolvente em dias descobertos.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

A paisagem percebida tanto do Pico Alto como para o Pico Alto, destaca-o como o mais importante da ilha e confere-lhe uma presença forte no contexto de Santa Maria. Associam-se-lhes sensações de beleza, evasão, frescura e vastidão, tanto mais que os limites da ilha são quase completamente observados, o que reforça a presença do mar. [+]

O predomínio de matas e matos em áreas muito declivosas traduz uma coerência entre o sistema natural e o seu aproveitamento pelas comunidades que ao longo do tempo o exploram, mantendo-se assim a riqueza natural que é superior às demais unidades de paisagem da ilha.

Tratando-se da unidade de paisagem menos humanizada de Santa Maria, as intervenções futuras deverão considerar a preservação, recuperação e valorização do seu património natural.