Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira | Unidades de Paisagem

T9

Designação da unidade:
T9 | Angra do Heroísmo e Envolvente
Concelhos:
Angra do Heroísmo
Principais povoados:
São Mateus | Terra Chã | Posto Santo | Angra do Heroísmo
Área aproximada:
35 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade de paisagem inclui a encosta onde se inscreve a cidade de Angra do Heroísmo, desde o nível do mar até à Serra do Morião ou da Nasce Água. Esta cidade, com traçado urbanístico que remonta ao século XV/XVI, foi muito danificada pelo sismo de janeiro de 1980, tendo sido posteriormente recuperada e, mais recentemente, o seu centro histórico foi classificado pela UNESCO como Património Mundial Cultural [1983]. A forte presença da mancha urbana determina o carácter da paisagem, tanto pelo seu núcleo histórico de grande riqueza patrimonial, mais concentrado e muito ligado à baía e ao mar, como pelas ramificações que se expandem a partir deste centro, ao longo da encosta. [+]

O emblemático Monte Brasil [EST3], situado em frente à cidade e com um perfil muito especial, faz parte do conjunto urbano, abrigando-o e valorizando-o paisagisticamente, permitindo também apreciar a mais famosa panorâmica sobre Angra do Heroísmo e sua baía. A oeste de Angra do Heroísmo, merece destaque a zona de quintas e solares de São Carlos/Pico da Urze, de grande interesse paisagístico e patrimonial, com um microclima agradável e onde alguns dos mais abastados angrenses residiam no verão. Estas quintas têm sido alvo dos interesses da construção civil com o consequente risco de degradação ou mesmo destruição do seu património.

As áreas agrícolas surgem na periferia de Angra do Heroísmo e dos restantes aglomerados populacionais, em toda a zona baixa e menos inclinada da encosta. À medida que aumenta a altitude e a inclinação das encostas, as pastagens tomam o lugar das parcelas agrícolas, surgindo nas zonas de maior altitude alguns maciços arbóreos. A excelente baixa agrícola de todo o litoral desta unidade está parcialmente ocupada por povoamento disperso e ramificado, quase contínuo.

Elementos Singulares

O Monte Brasil [EST3], um aparelho vulcânico particular, de média altitude e relevo marcante, encontra-se emergente do mar e ligado à costa, entre duas baías. Trata-se de um cone de tufos associado a erupções submarinas em águas pouco profundas, com uma cratera revestida de vegetação autóctone e de algumas exóticas, onde não se pode deixar de salientar a presença do notável conjunto militar do Castelo de São João Baptista e respetiva igreja.

Pontos Panorâmicos

Panorâmica observada do Pico das Cruzinhas [PPT 9.1], no Monte Brasil, com uma fascinante vista sobre a cidade de Angra do Heroísmo e toda a encosta da unidade. [+]

Do Alto da Memória [PPT 9.2], avista-se a cidade de Angra do Heroísmo e o Monte Brasil, mas agora em sentido contrário.

No limite norte da unidade, a partir da Serra do Morião [PPT 9.3], obtém-se uma ampla visão sobre Angra do Heroísmo e zonas envolventes.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma paisagem muito humanizada, que inclui um misto de situações com uma identidade muito particular e outras bastante descaracterizadas, resultantes de um processo rápido e intenso de crescimento urbano para os arrabaldes que, no entanto, não alterou substancialmente a tradicional relação com a envolvente agrícola. [+]

A gestão da paisagem desta unidade deverá focar com maior acuidade o crescimento dos aglomerados populacionais e a determinação dos seus limites, em conformidade com a morfologia do terreno, a aptidão dos solos e o respeito pela Reserva Agrícola Regional, sem esquecer a prevenção contra riscos de erosão nas zonas de maior altitude, com declives mais acentuados.

A fortíssima identidade da cidade, que justificou a sua classificação como Património Cultural Mundial deve ter repercussões evidentes na gestão da unidade de paisagem, no sentido desta contribuir para a qualificação do conjunto de Angra do Heroísmo – por um lado garantindo a sua estabilidade biofísica e, por outro, assegurando que se mantém, no essencial, a relação da cidade com as suas envolventes, ou seja, com o oceano, com o Monte Brasil [EST3], com as áreas agrícolas e pequenos povoados. Neste sentido, e longe de defender o impedimento de toda e qualquer alteração, há que confrontá-las sempre com o espírito do lugar, adequando-as a uma exigência de qualidade que Angra do Heroísmo merece, na continuação do que fizeram as gerações anteriores. Destaque-se nesta linha, e a título de exemplo, o cuidado e rigor que deve ser aplicado nos planos e nos projetos de novas edificações, na valorização da zona de quintas e solares de São Carlos/Pico da Urze e na promoção de uma estrutura verde consistente que assuma os usos e funções exigidos por uma cidade do século XXI.