Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | Terceira | Unidades de Paisagem

T8

Designação da unidade:
T8 | Achada
Concelhos:
Angra do Heroísmo, Praia da Vitória
Principais povoados:
-
Área aproximada:
47 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Trata-se de uma ampla caldeira de abatimento, com cerca de 5 km de diâmetro, limitada a norte e nordeste pela Serra do Cume e a sudoeste pela Serra da Ribeirinha. Ainda que atualmente bastante desmantelada, esta é a caldeira do vulcão central mais antigo da ilha, o Vulcão dos Cinco Picos. É uma paisagem impressionante correspondente a um planalto viçoso, muito amplo, de relevo suave, onde se tem a perceção de interioridade. [+]

O domínio e a pujança dos tons de verde indiciam a humidade e a fertilidade do solo; tendo sido outrora o celeiro da ilha Terceira, esta unidade é atualmente utilizada quase exclusivamente como pastagens em cerrados, que constituem uma malha de quadrícula larga e muito regular. As encostas periféricas são pontuadas por algumas matas e matos, que contrastam fortemente com as superfícies de pastagem. A unidade inclui, ainda, a Lagoa do Ginjal, no seu limite noroeste, e a do Junco, no sopé da Serra do Cume.

Ainda que sem povoações, a Achada acolhe inúmeras construções de apoio à agricultura e às explorações pecuárias, que se revelam como interessantes elementos de património construído. A imensidão do planalto faz com que estas construções correspondam a pequenos pontos, quando observados de sítios altos, como a Serra do Cume.

Pontos Panorâmicos

Uma das mais famosas panorâmicas da Terceira, e de todo o Arquipélago dos Açores, é a que se observa do alto da Serra do Cume [PPT 8.1], abrangendo a enorme planície da Achada até à Serra da Ribeirinha, compartimentada em grandes e muito regulares cerrados de pastagem.

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

É uma das mais interessantes paisagens, não só da ilha Terceira, como de todo o Arquipélago, pela vastidão, planura e compartimentação muito regular, o que lhe confere uma identidade muito forte. Assemelhando-se ao esvoaçar de um enorme panejamento verde axadrezado, é extremamente rica em termos sensoriais, o que lhe advém tanto das formas naturais presentes, como da admirável obra humana que a transformou de modo equilibrado e harmonioso. [+]

A combinação de um clima fresco e húmido, com solos férteis, razoavelmente drenados e sem erosão, conferem a estas terras um grande valor económico, pelo que se prevê a continuidade das funções eminentemente produtivas e sustentáveis, desde que se apliquem os conhecimentos e as técnicas adequadas a estas situações e a estes sistemas produtivos.

Será importante manter a unidade livre de construções, com exceção das que apoiam as atividades produtivas, podendo admitir-se, quando necessário para garantir a proteção contra os ventos, a plantação criteriosa de algumas sebes arbóreas, sebes estas que, em simultâneo, contribuirão para aumentar a biodiversidade.