Ordenamento do Território dos Açores
Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel

Página Inicial | Paisagem | Caracterização e Identificação das Paisagens dos Açores | São Miguel | Unidades de Paisagem

SM10

Designação da unidade:
SM10 | Lagoa do Fogo
Concelhos:
Ribeira Grande, Vila Franca do Campo
Principais povoados:
-
Área aproximada:
5 km2

CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE PAISAGEM

Síntese Relativa ao Carácter da Paisagem

Esta unidade é caracterizada por uma paisagem contida, correspondente à caldeira da Lagoa do Fogo, incluindo as suas águas e margens, as praias adjacentes e as vertentes até às cumeeiras limítrofes. Esta caldeira foi resultado de vários eventos vulcânicos, o último dos quais datado de há cerca de 15 mil anos. No entanto, a última erupção foi em 1563 e fez parte de um conjunto de sete erupções traquíticas ocorridas nos últimos 5 mil anos. A água da sua lagoa alimenta algumas nascentes localizadas nas vertentes exteriores do vulcão central do Fogo, importantes para o abastecimento dos concelhos de Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e Ribeira Grande. [+]

As vertentes exteriores da caldeira do Fogo apresentam várias ravinas causadas pela erosão hídrica, resultado das frequentes e intensas precipitações que ali ocorrem, assim como dos ventos fortes nas zonas mais altas. Todas as paredes da caldeira são íngremes e quase totalmente revestidas de mato, uma das áreas mais bem preservadas de vegetação endémica da ilha. A ação humana é quase impercetível, assumindo os elementos naturais uma grande força.

A frequente ocorrência de  nuvens, sob influência de ventos fortes, introduz movimento na paisagem, correspondente a rápidas mudanças de cor e de luz, de alguma forma contrastante com a quietude dominante. A cor da lagoa, de um azul muito claro, delimitado por um cordão de areia branca e pedra-pomes, é distinta da cor das Lagoas das Furnas e das Sete Cidades, e é um aspeto significativo do caráter desta paisagem.

Pontos Panorâmicos

Amplas panorâmicas observáveis a partir dos dois miradouros existentes junto à estrada regional, sobre a lagoa [PPSM 10.1 e PPSM 10.2].

Apreciação e Orientações para a Gestão da Paisagem

Trata-se de uma paisagem vulcânica, com forte identidade e de algum modo rara, devido à quase ausente intervenção humana. De elevado valor biológico, suscita sensações de beleza e tranquilidade sempre que o tempo está ameno. [+]

A classificação da bacia hidrográfica como Reserva Natural tem assegurado a conservação dos valores presentes. A instalação de novas antenas de televisão e rádio deverá ser evitada e, se possível, reduzir o impacte das atualmente ali instaladas.