Ordenamento do Território dos Açores
Notícias

Ordenamento do Território

Candidatura das Fajãs de S. Jorge a Reserva da Biosfera recebeu dezenas de manifestações de apoio

Fajãs de São Jorge a Reserva da Biosfera

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou, em Lisboa, o apoio manifestado através de quase meia centena de cartas e mensagens locais e internacionais que foram anexadas à candidatura das Fajãs de S. Jorge a Reserva da Biosfera, hoje formalmente entregue à Comissão Nacional da UNESCO.

 

“Foram anexadas cartas de apoio de um conjunto de outros países e de outras regiões que já detêm esse estatuto", frisou o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, salientando também as mensagens recebidas de “todas as freguesias da ilha de S. Jorge”.

 

Luís Neto Viveiros, que falava no final de um encontro com a Embaixadora Ana Martinho, considerou que estas manifestações de apoio denotam bem “o envolvimento não só das autarquias, mas também de toda a população", que considerou ser "uma condição muito importante” para o sucesso da candidatura.

 

O titular da pasta do Ambiente reafirmou o seu otimismo relativamente à aprovação da candidatura que vai ser agora analisada em Paris, no secretariado da UNESCO, frisando que a sua gestão representará “uma responsabilidade acrescida”.

 

A decisão será conhecida em março de 2016, no Perú, durante o Congresso Mundial das Reservas da Biosfera.

 

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, além do livro que acompanha o formulário de candidatura, produziu um vídeo oficial, da autoria de Paulo Henrique Silva.

 

 

O documentário 'Fajãs de S. Jorge - Candidatura a Reserva da Biosfera' também está disponível no Portal Sentir e Interpretar os Açores (SIARAM), através da seguinte ligação.

 

Os conteúdos do CD da candidatura estão publicados no Portal da Conservação da Natureza, através da seguinte ligação.

 

A esta iniciativa do Governo dos Açores associaram-se as câmaras municipais de Velas e da Calheta, o Parque Natural de S. Jorge e o Comité Nacional do Programa MAB – O Homem e a Biosfera.