Ordenamento do Território dos Açores
Riscos Naturais

Cartografia

Este item permite realizar a consulta de cada um dos riscos naturais cartografados em cada uma das ilhas da Região Autónoma dos Açores, bem como da respetiva metodologia: Movimentos de vertente, Emanações gasosas permanentes, Cheias e inundações e Galgamentos e inundações costeiras.

 

Tanto os Movimentos de vertente como os Galgamentos e inundações costeiras estão cartografados para todas as ilhas da Região, enquanto as Emanações gasosas permanentes e as Cheias e inundações costeiras apenas o estão para os locais onde é conhecida a sua ocorrência. Destaque, ainda, para o facto da delimitação dos Galgamentos e inundações costeiras corresponderem às zonas ameaçadas pelo mar, também delimitadas à escala de ilha, e cujos critérios assentaram nos run-up estabelecidos por Borges [2003] para os Açores e extrapolados para eventos extremos recentes, tempestade do século e eventos de natureza tsunamigénica, apresentando, por isso, uma delimitação indicativa.

 

A pesquisa pode ser efetuada através do mapa interativo, obtendo-se a listagem da cartografia aplicável a cada ilha tendo em conta os riscos naturais identificados, bem como por tipo de risco natural.