Ordenamento do Território dos Açores

Este item é dedicado aos relatórios de avaliação dos Instrumentos de Gestão Territorial em vigor na Região, nomeadamente aqueles cuja responsabilidade de elaboração pertence ao departamento do Governo Regional competente em matéria de ordenamento do território, e que pretendem promover a permanente avaliação da adequação e concretização da disciplina consagrada nos mesmos.

[+]

Monitorização do Território

Relatórios de Avaliação de Monitorização

Relatório do Estado do Ambiente dos Açores |2008 - 2010|

Data do Documento

2010

Período de Avaliação

2008 | 2010

Resumo

Pretende-se que o Relatório do Estado do Ambiente dos Açores 2008-2010 [REA.A 2008-2010] seja, em conjunto com os anteriores REA.A, um contributo para que se possa dispor de informação que permita a tomada de decisões aos vários níveis.

Foram analisados diversos temas, organizados em três grandes capítulos - pressões no ambiente, estado do ambiente e gestão e promoção ambiental. No final da análise de cada tema, é apresentada uma síntese qualitativa da sua evolução. Os dados são apresentados por unidade de ilha ou município.

Os temas analisados foram os seguintes: agricultura, recursos florestais, transportes, indústria, energia, água, oceano e gestão das águas costeiras, solo e ordenamento do território, alterações climáticas, ar, conservação da natureza, resíduos, promoção e educação ambiental, e investimentos no ambiente.

Entidade Responsável

Secretaria Regional do Ambiente e do Mar

Direção Regional do Ambiente